Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Solucione os problemas do ambiente gráfico em menos de 5 minutos.

Quem nunca chegou em um laboratório e encontrou o Desktop uma verdadeira bagunça, ícones desaparecidos ou fora do lugar, papel de parede desconfigurado, "barra de tarefas" desorganizada ou até mesmo sem ela, itens do menu iniciar faltando, etc.
Já aconteceu comigo de ficar mais de hora tentando solucionar um problema de configuração do Ambiente de Trabalho do KDE.

Em alguns NTEs vejo que as professoras multiplicadoras "estranham" o layout do KDE nos laboratórios, quando as mesmas estão oferecendo oficinas e cursos. Por estar fora do padrão.

Então bolei uma solução simples e funcional, em menos de 5 minutos toda a bagunça é desfeita e o Ambiente Gráfico fica dentro do padrão que você definiu.
Antes de chegar ao laboratório problema você vai procurar um computador que esteja perfeito e fará toda uma configuração que servirá de modelo para os demais.
Você pode definir o papel de parede, complementos do firefox e sua pagina inicial, colocar vários ícones na área de trabalho para facilitar a vida do usuário, mudar o padrão de salvamento dos documentos do Broffice para que possam abrir também no Sistema Operacional pago e outras mais.

Abaixo está um exemplo de um screenshot que usei ha muito tempo.
Agora que você configurou o seu "KDE padrão", vamos fazer um backup do mesmo e guardar para solucionar os problemas nos laboratórios. Para isso abra a pasta do usuário, clique no menu Ver e deixe marcada a opção Mostrar Arquivos Ocultos.
Você notará um grande numero de pastas e arquivos com seus nomes iniciando com um ponto. Estas, são pastas e arquivos com as configurações que você definiu.

Agora selecione tudo, tudo, tudo e copie para um pendrive.
Agora vá até o computador "problemático", espete o pendrive e abra-o.
Abra a pasta do usuário (/home/aluno/).

Vá para a janela onde está o conteúdo do pendrive, vá até o menu Ver deixe marcada a opção Mostrar Arquivos Ocultos. Copie todos aquivos do Desktop (que estão no pendrive) configurado anteriormente (no outro computador) para a pasta do usuário (/home/aluno), irá aparecer duas janelas de erro enquanto a cópia estiver acontecendo.
A primeira falando que já existe um arquivo na pasta atual, clique no botão Sobrescrever todos.

A segunda menciona o nome de um arquivo que não será possível copiar, clique em Auto Ignorar.
Agora Reinicie o computador.
É importante reiniciar o computador porque se não fizer isso provavelmente alguma coisa não funcionará no KDE, por isso há a necessidade de reiniciar a máquina. Feito isso tudo estará organizado e funcionando perfeitamente.

Lembrando que, para cada tipo de laboratório, você deverá ter um KDE configurado. Portanto o KDE do Multiterminal não servirá para o antigo laboratório com rede sem fio e vice-versa.

2 comentários:

  1. Boa tarde Joverany

    Estou com um problema e talvez vc possa me ajudar:
    Utilizamos um scrip chamado freeze q nos foi passado
    pelo Tiago do Mec naquele forum em caldas, ele restaura o desktop ao modo original, mas tem um problema, ele apaga tudo nas pastas de usuario e documentos. isso ta causando uma enorme dor d cabeça nos professores. Vc sabe como desativa-lo, ou pelo menos tirar a parte dele q apaga os arquivos?

    Obs.: Parabens pelo blog. ele ta ajudando muito.

    Obrigado.

    Andre Novais
    NTE/SRE Goianesia - GO.

    ResponderExcluir
  2. nao uso o freeze devido aos problemas q vc mencionou.. postei hj uma solução que acredito q solucionará seu problema.

    ResponderExcluir