Um dos problemas do Access Point é seu desempenho que deixa a desejar nos laboratórios proinfo, quando você instala o ITALC imagina que irá se tornar um herói, afinal qual professor não quer ter o total controle do laboratório. Aí quando menos se espera o ITALC fecha, trava, para de atualizar as telas dos computadores. Você vai buscar um arquivo pela rede e parece que tudo parou dentro do laboratório, imagine então assistir um vídeo pela rede.
A solução que apresento abaixo, não vai solucionar 100% todos os problemas relacionados a rede nos laboratórios, mas sem a menor dúvida irá melhorar muito o desempenho dos trabalhos em rede.
Vamos fazer uma pequena configuração no Access Point.
Primeiro, abra um navegador e digite na barra de endereços 192.168.0.1, na janela de autenticação digite o nome do usuário e a sua respectiva senha.
Clique na aba Advanced.
Nas opções a esquerda clique em Performance.
Agora mude as seguintes opções:
Beacon Interval: 20
Fragmentation: 512
Clique em Apply e teste a rede, você pode testar para ver se melhora mais aumentando o Beacon interval e diminuindo a Fragmentation.
Mas com essa configuração consegui ter um pouco de paz e sossego nos laboratórios. :)
Olá, Joverany.
ResponderExcluirMuito interessantes suas contribuições.
parabéns. Tu tens muito a contribuir.
Abraço
phpetroli
Parabens Joverany,
ResponderExcluirAgora uma dúvida. No Beacon Interval, mudar para 20, mas na imagem está 3000. Qual o valor para ser modificado?
A imagem está errada...
ResponderExcluiro correto msm é 20...
Esse beacon interval é o seguinte.
De tempos em tempos o access point informa a todos os computadores da rede que ele é o controlador de rede e o gateway e esse tempo é contado em milesimos de segundo.
Se vc colocar um valor muito alto os computadores poderão ficar sem esse referencial e a o acesso a internet fica parado ate que o access informe novamente quem controla a rede.