Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Configurar o Access Point D-Link DI524



Nos laboratórios Multiterminal os Access Point estão vindo com uma nova criptografia, WPA-PSK, essa criptografia tem dado problemas constantes, a todo momento a conexão para e tem que reconfigurar o acesso a rede novamente.
Para solucionar esse problema sugiro usar uma criptografia simples, WEP, porém eficiente e não ficará desconectando a todo momento.
Sei dos problemas em usar esse tipo de criptografia, afinal qualquer programinha "meia-boca" de um hacker quebra a senha em questão de segundos.
Estou fazendo uns testes usando a WPA-PSK mas ainda não estou 100% confiante em sua estabilidade e por isso nesse momento não vou disponibilizá-la aqui.

Então vou postar como fazer a velha e estável configuração dos Access Point DI-524.
Coloque um cabo de rede RJ-45 numa das portas LAN do access e na placa de rede do computador.
Verifique se pegou o endereço de IP, para isso abra um konsole e digite ifconfig eth0. procure pelo endereço que deve ser algo como 192.168.0.cento_e_tanto.
Se nao pegou o endereço de IP você vai ter que configurar a rede manualmente para acessar o access.
Abra um navegador e digite na barra de endereços o seguinte:
192.168.0.1

Quando voce digitar 192.168.0.1 vai aparecer uma janela pedindo autenticação...

o nome de usuário padrão do multiterminal é admin

e a senha padrão do multiterminal eh pro8308

Se deu certo... vc pula os 3 paragrafos abaixo.

Se não... te aconselho a resetar o access. Atras dele vc vai ver um buraquinho, é so enfiar um clipe nele e ficar segurando uns 30 segundos, ai ele volta a posição original.

Reconfigure a rede novamente, clique aqui para isso.

Abra novamente o navegador e digite o endereço do Access.

Procure pela seção wireless e clica nela.

vai entrar na tela abaixo...

Vc vai preencher os campos da seguinte forma...

Wireless – Marca enable

Network ID(SSID) - proinfo (vc pode por outro SSID, caso vc use)

Channel – 6

Security – WEP

Autentication Type – Both

WEP encriptation – 64 bit

Key Mode – ASCII

WEP key 1 – qwe12 (nesse campo vc pode colocar uma outra senha, caso vc use)

Feito isso clique em Apply

Pronto!

Agora você deverá configurar todos os computadores para acessar a rede sem fio usando essa configuração, clique aqui para ver como faz essa configuração em todos os computadores.


28 comentários:

  1. Bom dia,
    Preciso da senha do roteador dlink di524 MEC/SEED - Pregão: FNDE 83/2008 - Escola Municipal Batista do Centenario. São Miguel do Araguaia - go.
    O laboratorio referido esta com problemas e sou responsavel tecnico da prefeitura.
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  2. por questoes eticas nao poderei passar essa senha pra vc aq no blog...
    posso te passar por e-mail sem problemas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola tudo tambem estou precisando da senha do roteador dlink di524 MEC/SEED - Pregão: FNDE 83/2008, vc pode me enviar por email tambem verifiquei que vc respondeu que tinha.

      Obrigado vinicius.macedo@oi.com.br

      Excluir
    2. Amigo também necessito da senha do roteador dlink DI524 MEC/SEED pregão FNDE 83/2008, meu email é caiomonarco@gmail.com

      Desde já obrigado.

      Excluir
    3. tb estou com o mesmo problema poder mim passa.

      pedrosinal@hotmail.com

      Excluir
    4. Olá, vc poderia me passar também?
      caiodonofrio@gmail.com

      Excluir
    5. Bom dia, eu tbm preciso dessa senha, vc pode me passar?

      felipe.microservice@hotmail.com

      Obrigado!!!

      Excluir
  3. caso queira me ligar tbm pode...
    64-84023472

    ResponderExcluir
  4. Estou tendo os mesmo problemas com o roteador dlink di524 MEC/SEED - Pregão: FNDE 83/2008, preciso da senha. Me envie por e-mail

    dionnegoncalves@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Estou com problemas com o roteador dlink di524. É o mesmo pregão que o pessoal comentou. Preciso da senha de acesso ao roteador pra modificar a senha da rede wireless. O pessoal aqui da escola espalhou e vizinhos estão conseguindo se conectar. Aguardo senha no email jclebson@oi.com.br. AGRADEÇO MUITO PELA INICIATIVA, PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  6. Trabalho na Secretaria de Educação de meu município e temos uma escola com um laboratório com o Linux Educacional. Esse sistema é falho e a internet fica muito lenta, sem falar que ele é fechado, podendo-se fazer poucas alterações no mesmo. Nenhuma das professoras daqui possui domínio na informática e nem sabem com usar o Linux. Decidimos formatar todos os computadores e instalamos o Windows XP.

    O modelo do roteador é o mesmo citado aqui, o Dl-524, com o mesmo usuário e senha.
    Obrigado por esse post informativo, pois sem ele eu não teria como saber de tal senha.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. estou com problemas sérios aqui no meu laboratório depois de instalar o Linux Educacional 4.0.
    O que ocorre é que a rede está reconhecida e conectada, a impressora de rede funciona em todos os terminais, mas a internet não abre via wireless, e mesmo a cabeada cai depois de pouco tempo. Ao ligar o cabo diretamente ao pc a internet funciona normalmente, o problema é só ao passar pelo d-link. Segui todos os seus passos, e alguns sites abrem normalmente mas a grande maioria abre apenas o endereço 65.111.165.22, independente da url que digito.
    Não sei mais como proceder, ja tentei todos os procedimentos, já testei outro roteador, já levei o meu roteador pra outro laboratório ( e funcionou normalmente, sem alterar qualquer configuração).
    Peço sua ajuda para que possa resolver esta questão.
    Favor enviar resposta para gtritao@yahoo.com.br
    Obrogado
    Glaydston Felipe - Pará de Minas

    ResponderExcluir
  8. Estou tendo os mesmo problemas com o roteador dlink di524 MEC/SEED - Pregão: FNDE 83/2008, preciso da senha. Me envie por e-mail.

    Sr.wlaademir@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá... instalaram a internet aki na escola mas o provedor nosso n instalaem linux e colocaram aki no meu note. mas eu quero configurar o roteador e n consigo,so entra com user, mas eu preciso alterar as configurações pra ativar ele. E fica pedindo a senha do administrador. Me ajude por favor..kaycapa@hotmail.com aguardo

    ResponderExcluir
  10. Blz amigos!
    Sou agente de tecnologia aqui de minha cidade, e tomo conta pela manutenção desses micro aqui, o pregão 83/2008 a senha do roteador é...
    login: admin
    senha : pro8308 ou pro832008 (não me lembro bem, pois estou em minha casa).
    A dica que o amigo postou é muito boa, mas fiquem sabendo que esse roteador é uma porcaria, a rede wifi é muito ruim apenas fazendo essas modificações que o amigo mencionou podemos viver melhor.
    Caso queira usar uma maquina com internet mais instável, pense em usar a cabo.

    Marcílio Cleiton
    gerente do suporte tecnico da RIPRODADOS.
    Agente de tecnologia da PMR.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, gostaria de agradecer pelo trabalho realizado em seu blog, pois o mesmo esta sendo de grande ajuda, mas estou com uma dúvida cruel e se possível gostaria do seu auxilio, sou responsável por uma sala de computação em uma escola municipal de minha cidade, e recentemente algumas maquinas apresentaram problemas e a minha única opção foi formata-las, mas eu tive problemas em configurar a conexão com a internet, não sei a senha do roteador para configurar nas máquinas, em minha escola é o pregão 71/2010, caso ache melhor passar por e-mail: iusky_vinicius@hotmail.com muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Amigo também necessito da senha do roteador dlink DI524 MEC/SEED pregão FNDE 83/2008, meu email é narciso_alfa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. poderia me passar a senha desse roteado, por favor, meu email e bfc1@outlook.com

    ResponderExcluir
  14. Olá bom dia amigo!
    Sou técnico em informatica, e estou fazendo um reparo numa escola da rede municipal da minha, a qual eu presto serviço, e estou sem conseguir acessar o roteador, porem a senha e usuário não da certo: (admin) (pro8303) não da certo. amigo tenho outra opção pra poder entra no roteado ?

    ResponderExcluir
  15. mesmo problema que os colegas, mesmo digitando (admin) (pro8303) ou 832008 nada acontece, por gentileza preciso do login e senha correto, borgesinfoborges@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. ola galera estou com mesmo problema, alguem pode me mandar a senha do roteador, dlink DI524 MEC/SEED pregão FNDE 83/2008, meu email ( andre20carvalho@hotmail.com.br ). Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  17. alguem pode me mandar a senha do roteador, dlink DI524 MEC/SEED pregão FNDE 83/2008, meu email asr.rodrigues@outlook.com

    ResponderExcluir
  18. Envie-me por favor esta senha 83/2008.
    dfcrm321@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Amigo também necessito da senha do roteador dlink DI524 MEC/SEED pregão FNDE email gabrielky112@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Amigo tbm necessito necessito da senha do roteador dlink DI524 MEC/SEED pregão FNDE andreluiz_083@hotmail.com

    ResponderExcluir