Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Retirar o pedido de senha (kwallet) do KDE.

Muitas vezes o usuário vai fazer alguma configuração no KDE e "dá de cara" com uma janelinha de autenticação da carteira do KDE, e o azar é que algum aluno "no passado" digitou uma senha e agora não tem como continuar sem conhecer a senha.

Vamos solucionar o problema.
Talvez você esteja configurando o acesso a rede sem fio usando o knetworkmanager e sem internet não tem como solucionar definitivamente esse problema.

Então vamos dividir a solução em duas etapas, a primeira é liberar o acesso ao knetworkmanager sem precisar digitar a senha do kwallet.

Para isso abra um Konsole, e digite o seguinte comando:
rm -rf ~/.kde/share/config/kwalletrc

Pronto! Agora você poderá fazer a configuração do acesso a internet sem necessidade de digitar a senha de carteira (k
wallet).

Agora vamos para a solução definitiva.

Este problema eh causado devido ao fato de que o kde 3.5 não possui instalado o kwallet manager.

Voce vai em Iniciar/Sistema/Centro de Controle secao Seguranca e privacidade não possui o gerenciador de carteiras do kde, como mostra a figura abaixo.

Entao para solucionar esse problema vamos instala-lo.

Va em Iniciar/Adicionar Remover programas Adept, na janela de autenticacao digite a senha do root.

Na janela do adept mande buscar por kwallet.

Ira aparecer na secao de aplicativos o kwalletmanager, clique no botao solicitar a instalacao como mostra a figura abaixo, depois clique em Aplicar mudancas, aguarde a instalacao e feche o adept.

Abra agora o Centro de Controle, Menu Iniciar/Sistema/Centro de controle clique em Seguranca e Privacidade, no lado direito desabilite a opcao Habilitar o subsistema de carteira do KDE.


2 comentários:

  1. valeu cara, problema resolvido. Eu trabalho em um laboratório de informatica com algumas maquinas do Proinfo que estava com este problema mas como ja dizia um velho amigo, no fim da tudo certo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu. Agora o KDE esta perfeito. Se não tivesse como desabilitar o nepomuk e o kwallet, eu estaria em qualquer outro ambiente gráfico.

    ResponderExcluir