Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Solucionando o problema dos monitores que nao exibem imagem nos laboratórios multiterminal

Os laboratórios multiterminal possuem uma arquitetura e funcionamento diferente dos demais proinfo.
Nesses encontramos dois ou mais monitores "plugados" em um só gabinete e tudo funciona perfeitamente como se tivéssemos mais de um computador.
Como isso acontece?
Um programinha chamado Userful, reconhece e da partida nos monitores extras.
Então caso um ou mais monitores não apresentem imagem, observe se os cabos estão corretamente ligados e se a placa de vídeo off-board está instalada e funcionando corretamente.
Caso esteja tudo correto o problema está no Userful, então vamos solucionar o problema.
Vá até o monitor que está funcionando corretamente.
Aconselho fazer o login como usuário aluno1 ou algum outro aluno, entrar como professor você poderá ter problemas com a senha de administrador.
Vá até o menu Iniciar/Sistema/Userful Control Panel.
Irá abrir uma janelinha pedindo senha, digite a senha do root, caso não a tenha trocado será qwe123.
Irá abrir a janela abaixo.Essa janela é auto explicativa e aconselho dar uma lida em cada uma das opções para se familiarizar com o userful.
Para solucionar o problema dos monitores aperte o botão Apaga as configurações dos monitores em todas as estações.
Reinicie o computador.
As monitores irão iniciar com uma imagem, como a figura abaixo, pedindo para associar os monitores aos seus respectivos teclados.


E se não deu certo?


Isso acontece, lembre-se que você usou uma configuração feita em uma ferramenta "gráfica" e a função dessa ferramenta é reescrever um determinado arquivo para que tudo fique perfeito novamente. Embora o ambiente gráfico do Linux tenha evoluído muito, ainda encontramos problemas em seu funcionamento e se porventura o userful não reescreveu no arquivo /etc/X11/userful.Mxorg.conf as novas configurações não darão certo.

Nesse caso o que fazer?

Procure por um computador que esteja tudo funcionando perfeitamente, se possível o que possui 3 monitores.
"Espete" nesse computador um pendrive e abra-o.
Abra um terminal ou konsole, vire root digitando o comando su, coloque a senha do root.
Agora dê os seguintes comandos:

cp -rf /etc/X11/userful.Mxorg.conf /media/nome_do_seu_pendrive

Agora pegue esse pendrive, vá até o computador "problema" coloque o pendrive, abra-o, na janela que vai se abrir vá até o local onde tá o arquivo acima.
Aperte a tecla F4 para abrir um konsole apartir da janela aberta.
Vire root com o comando su e digite a senha do root.
Dê o seguinte comando:

cp -rf userful.Mxorg.conf /etc/X11

Reinicie o computador.

DICA IMPORTANTE:
No Linux letras maiúsculas e minúsculas diferenciam nomes de arquivos, portanto o comando tem que ser perfeito como ensinei acima, se digitar userful.mxorg.conf não vai funcionar porque no nome do arquivo tem uma letra M maiúsculo.

11 comentários:

  1. Estou trabalhando de dinamizador na escola municipal orlando rodrigues e gostei muito desta dica me quebrou um galhao obrigado!! com ela o micro esta funcionando.

    ResponderExcluir
  2. Estou com um problema, quando digito o comando cp -rf /etc/X11/userful.Mxorg.conf /media/nome_do_seu_pendrive simplismente não aparece nada, ai coloco o pen drive em outro pc e faço o procedimento, aparece que o arquivo não foi encontrado...e agora?

    ResponderExcluir
  3. vamos ver se entendi...
    Acredito que o erro está na palavra nome_do_seu_pendrive.

    Coloquei assim pq normalmente as pessoas dão nomes aos pendrives. Para saber qual o nome que vc está usando para o pendrive abra a pasta do usuário, do lado esquerdo clique na pasta media, ai do lado direito aparecerá o nome do pendrive como ser fosse uma pasta.

    Por exemplo: Se seu pendrive chamar Kingston (observe as letras maiusculas e minusculas) o comando para fazer a copia será.
    cp -rf /etc/X11/userful.Mxorg.conf /media/Kingston

    Ok?
    Consegui responder sua dúvida?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Jovenary!
    Sou responsável pelo Laboratório da Escola Tânia Maria, aqui na Cidade Crisópolis-Ba. Tenho problema com os multiterminais, acontece que quando eu ligo o micro após uns 30 segundos um dos monitores apaga, e fica funcionando apenas o multiterminal 1. Ainda não fiz este procedimento que você descreveu acima, irei fazer amanhã. Desejo saber se essa situação que descrevi você conhece? Desde já agradeço pela dica.

    ResponderExcluir
  5. sim...
    Ja passei por situações semelhantes ao que vc mencionou...
    em alguns casos funcionou...
    os que nao funcionaram foi necessário abrir chamado junto a positivo, pois era pbm na placa de video off-board

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,
    Estou com um problema no multiterminal e gostaria de seguir o procedimento sugerido, só que o computador que deu problema é o único da sala com licença para três máquinas! Tem algum problema utilizar o arquivo dos de 2 maquinas?

    ResponderExcluir
  7. Oi.Bom dia! tenho um problema e não consigo resolver. O problema é quanto faço recovery do linux nas maquias de três monitores e não aparece nos outro monitores. O que fazer nesse caso?? já que tentei dos as maneiras da qual você explicou aqui.Obrigado!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. provavelmente vc está com pbm na placa de video off-board... te aconselho acionar a garantia pelo numero 08006446591

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tenho um problema com o userfull, foram trocadas as placas mães e o mac da maquina mudou, como faço para colocar a nova licença? Obrigada. Flávia, sou do Município de São Vicente.

    ResponderExcluir
  10. Olá. Fiz os dois procedimentos e continuou o mesmo problema. A tela fica como aparece aí na segunda imagem. E quando clico em F2 diz que preciso de mais dispositivos licenciados. São dois monitores em um computador.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Pessoal estou com as seguintes situações :
    1 - Fiz a recuperação do Linux Educacional 4 - a máquina funcionou uma meia hora, aí reiniciei, a máquina liga mas não dá vídeo ( o que devo fazer?)
    2- Segunda situação - a máquina liga mas não dá vídeo.
    Agradeço a ajuda.
    Sandra

    ResponderExcluir