quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Solucione os problemas do ambiente gráfico em menos de 5 minutos.
Já aconteceu comigo de ficar mais de hora tentando solucionar um problema de configuração do Ambiente de Trabalho do KDE.
Em alguns NTEs vejo que as professoras multiplicadoras "estranham" o layout do KDE nos laboratórios, quando as mesmas estão oferecendo oficinas e cursos. Por estar fora do padrão.
Então bolei uma solução simples e funcional, em menos de 5 minutos toda a bagunça é desfeita e o Ambiente Gráfico fica dentro do padrão que você definiu.
Antes de chegar ao laboratório problema você vai procurar um computador que esteja perfeito e fará toda uma configuração que servirá de modelo para os demais.
Você pode definir o papel de parede, complementos do firefox e sua pagina inicial, colocar vários ícones na área de trabalho para facilitar a vida do usuário, mudar o padrão de salvamento dos documentos do Broffice para que possam abrir também no Sistema Operacional pago e outras mais.
Abaixo está um exemplo de um screenshot que usei ha muito tempo.
Agora que você configurou o seu "KDE padrão", vamos fazer um backup do mesmo e guardar para solucionar os problemas nos laboratórios. Para isso abra a pasta do usuário, clique no menu Ver e deixe marcada a opção Mostrar Arquivos Ocultos.
Você notará um grande numero de pastas e arquivos com seus nomes iniciando com um ponto. Estas, são pastas e arquivos com as configurações que você definiu.
Agora selecione tudo, tudo, tudo e copie para um pendrive.
Agora vá até o computador "problemático", espete o pendrive e abra-o.
Abra a pasta do usuário (/home/aluno/).
Vá para a janela onde está o conteúdo do pendrive, vá até o menu Ver deixe marcada a opção Mostrar Arquivos Ocultos. Copie todos aquivos do Desktop (que estão no pendrive) configurado anteriormente (no outro computador) para a pasta do usuário (/home/aluno), irá aparecer duas janelas de erro enquanto a cópia estiver acontecendo.
A primeira falando que já existe um arquivo na pasta atual, clique no botão Sobrescrever todos.
A segunda menciona o nome de um arquivo que não será possível copiar, clique em Auto Ignorar.
Agora Reinicie o computador.
É importante reiniciar o computador porque se não fizer isso provavelmente alguma coisa não funcionará no KDE, por isso há a necessidade de reiniciar a máquina. Feito isso tudo estará organizado e funcionando perfeitamente.
Lembrando que, para cada tipo de laboratório, você deverá ter um KDE configurado. Portanto o KDE do Multiterminal não servirá para o antigo laboratório com rede sem fio e vice-versa.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Solucionando o problema dos monitores que nao exibem imagem nos laboratórios multiterminal
Nesses encontramos dois ou mais monitores "plugados" em um só gabinete e tudo funciona perfeitamente como se tivéssemos mais de um computador.
Como isso acontece?
Um programinha chamado Userful, reconhece e da partida nos monitores extras.
Então caso um ou mais monitores não apresentem imagem, observe se os cabos estão corretamente ligados e se a placa de vídeo off-board está instalada e funcionando corretamente.
Caso esteja tudo correto o problema está no Userful, então vamos solucionar o problema.
Vá até o monitor que está funcionando corretamente.
Aconselho fazer o login como usuário aluno1 ou algum outro aluno, entrar como professor você poderá ter problemas com a senha de administrador.
Vá até o menu Iniciar/Sistema/Userful Control Panel.
Irá abrir uma janelinha pedindo senha, digite a senha do root, caso não a tenha trocado será qwe123.
Irá abrir a janela abaixo.Essa janela é auto explicativa e aconselho dar uma lida em cada uma das opções para se familiarizar com o userful.
Para solucionar o problema dos monitores aperte o botão Apaga as configurações dos monitores em todas as estações.
Reinicie o computador.
As monitores irão iniciar com uma imagem, como a figura abaixo, pedindo para associar os monitores aos seus respectivos teclados.
E se não deu certo?
Isso acontece, lembre-se que você usou uma configuração feita em uma ferramenta "gráfica" e a função dessa ferramenta é reescrever um determinado arquivo para que tudo fique perfeito novamente. Embora o ambiente gráfico do Linux tenha evoluído muito, ainda encontramos problemas em seu funcionamento e se porventura o userful não reescreveu no arquivo /etc/X11/userful.Mxorg.conf as novas configurações não darão certo.
Nesse caso o que fazer?
Procure por um computador que esteja tudo funcionando perfeitamente, se possível o que possui 3 monitores.
"Espete" nesse computador um pendrive e abra-o.
Abra um terminal ou konsole, vire root digitando o comando su, coloque a senha do root.
Agora dê os seguintes comandos:
cp -rf /etc/X11/userful.Mxorg.conf /media/nome_do_seu_pendrive
Agora pegue esse pendrive, vá até o computador "problema" coloque o pendrive, abra-o, na janela que vai se abrir vá até o local onde tá o arquivo acima.
Aperte a tecla F4 para abrir um konsole apartir da janela aberta.
Vire root com o comando su e digite a senha do root.
Dê o seguinte comando:
cp -rf userful.Mxorg.conf /etc/X11
Reinicie o computador.
DICA IMPORTANTE:
No Linux letras maiúsculas e minúsculas diferenciam nomes de arquivos, portanto o comando tem que ser perfeito como ensinei acima, se digitar userful.mxorg.conf não vai funcionar porque no nome do arquivo tem uma letra M maiúsculo.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Atualize o Firefox 3 para 3.6 no Linux Educacional 3.0
Primeiro abra o konsole, vá em menu Iniciar/Sistema/Terminal (konsole).
Vire root digitando o comando su e digite a senha de administrador, deve ser qwe123 ou outra caso você tenha mudado.
Digite agora o seguinte comando, ou então selecione aqui e no konsole aperte Shift+Enter (o mesmo que control+V, so que no console não funciona essa essa sequência de teclas), e dê enter.
bash -c "echo 'deb http://ppa.launchpad.net/mozillateam/firefox-stable/ubuntu hardy main' >> /etc/apt/sources.list" && apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys CE49EC21 && apt-get update
Talvez demore alguns minutos dependendo da velocidade da sua internet.
Agora dê o seguinte comando:
apt-get install firefox-3.6
Talvez demore alguns minutos dependendo da velocidade da sua internet.
Reinicie o navegador e pronto, seu firefox agora é o 3.6.
Baixando Vídeos do Youtube direto no Firefox.
Abaixo vai uma dica bem fácil para baixar esses vídeos.
Primeiramente você precisará instalar o Fast Vídeo. Este é um dos vários componentes do Firefox, caso possua algum tempo de folga aconselho dar uma navegada nessa seção desse navegador fabuloso.
Abra o Firefox, clique em menu Ferramentas depois em complementos. Irá abrir a janela abaixo, clique em Exibir todos os complementos.
Minimize a janela de Complementos e aguarde, irá abrir uma nova aba no firefox.
Digite Fast Vídeo e dê Enter.
Clique em Add to Firefox e aguarde a instalação. Reinicie o navegador e pronto está instalado a ferramenta.
Você irá notar dois ícones do Fast Vídeo, ambos do lado direito, um em cima perto do botão fechar outro embaixo no mesmo sentido da janela.
Abra o Youtube e procure pelo vídeo que queira baixar. Quando encontra-lo note que o botão do Fast Vídeo ficar piscando, indicando que um vídeo foi encontrado e é possível fazer o download do mesmo. Então, basta dar um clique nesse botão, escolher o local onde será salvo o arquivo e pronto.
Outra coisa importante, essa ferramenta não baixa somente vídeos do Youtube. Qualquer site que você entrar e que o mesmo possua algum vídeo você poderá fazer o download dele.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Melhorando o desempenho do Access Point D-Link DI524 e da rede Wireless
A solução que apresento abaixo, não vai solucionar 100% todos os problemas relacionados a rede nos laboratórios, mas sem a menor dúvida irá melhorar muito o desempenho dos trabalhos em rede.
Vamos fazer uma pequena configuração no Access Point.
Primeiro, abra um navegador e digite na barra de endereços 192.168.0.1, na janela de autenticação digite o nome do usuário e a sua respectiva senha.
Clique na aba Advanced.
Nas opções a esquerda clique em Performance.
Agora mude as seguintes opções:
Beacon Interval: 20
Fragmentation: 512
Clique em Apply e teste a rede, você pode testar para ver se melhora mais aumentando o Beacon interval e diminuindo a Fragmentation.
Mas com essa configuração consegui ter um pouco de paz e sossego nos laboratórios. :)
Por que o Hotmail não está abrindo em alguns laboratórios Proinfo?
Não é um problema interno dos laboratórios, na verdade é porque o Access Point envia para a Web pacote com 1500 bytes, porém alguns roteadores não suportam pacotes acima de 1500 bytes. Então vamos fazer uma continha. Você envia um pedido ao site do hotmail para abri-lo esse pacote sai de seu computador com 1500 bytes, no primeiro roteador ele ganha mais 20 bytes e quando o hotmail for recebê-lo acrescenta mais 20, entao passará ter 1540, acima do limite, então o site não abre, a solução é diminuir esses pacotes que serão enviados pelo Access.
Abre um navegador, digite 192.168.0.1 na barra de endereços para acessar o access point, irá abrir uma janela de autenticação digite o nome de usuário e senha.
Na página do Access Point clique em WAN.
Procure do lado direito por MTU e diminua para 1400 e clique em Apply.
Pronto!
Agora você com toda certeza irá conseguir acessar o site do Hotmail.
Configurar o Access Point D-Link DI524
Nos laboratórios Multiterminal os Access Point estão vindo com uma nova criptografia, WPA-PSK, essa criptografia tem dado problemas constantes, a todo momento a conexão para e tem que reconfigurar o acesso a rede novamente.
Para solucionar esse problema sugiro usar uma criptografia simples, WEP, porém eficiente e não ficará desconectando a todo momento.
Sei dos problemas em usar esse tipo de criptografia, afinal qualquer programinha "meia-boca" de um hacker quebra a senha em questão de segundos.
Estou fazendo uns testes usando a WPA-PSK mas ainda não estou 100% confiante em sua estabilidade e por isso nesse momento não vou disponibilizá-la aqui.
Então vou postar como fazer a velha e estável configuração dos Access Point DI-524.
Coloque um cabo de rede RJ-45 numa das portas LAN do access e na placa de rede do computador.
Verifique se pegou o endereço de IP, para isso abra um konsole e digite ifconfig eth0. procure pelo endereço que deve ser algo como 192.168.0.cento_e_tanto.
Se nao pegou o endereço de IP você vai ter que configurar a rede manualmente para acessar o access.
Abra um navegador e digite na barra de endereços o seguinte:
192.168.0.1
Quando voce digitar 192.168.0.1 vai aparecer uma janela pedindo autenticação...
o nome de usuário padrão do multiterminal é admin
e a senha padrão do multiterminal eh pro8308
Se deu certo... vc pula os 3 paragrafos abaixo.
Se não... te aconselho a resetar o access. Atras dele vc vai ver um buraquinho, é so enfiar um clipe nele e ficar segurando uns 30 segundos, ai ele volta a posição original.
Reconfigure a rede novamente, clique aqui para isso.Abra novamente o navegador e digite o endereço do Access.
Procure pela seção wireless e clica nela.
vai entrar na tela abaixo...
Vc vai preencher os campos da seguinte forma...
Wireless – Marca enable
Network ID(SSID) - proinfo (vc pode por outro SSID, caso vc use)
Channel – 6
Security – WEP
Autentication Type – Both
WEP encriptation – 64 bit
Key Mode – ASCII
WEP key 1 – qwe12 (nesse campo vc pode colocar uma outra senha, caso vc use)
Feito isso clique em Apply
Pronto!
Agora você deverá configurar todos os computadores para acessar a rede sem fio usando essa configuração, clique aqui para ver como faz essa configuração em todos os computadores.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Muitas vezes o usuário vai fazer alguma configuração no KDE e "dá de cara" com uma janelinha de autenticação da carteira do KDE, e o azar é que algum aluno "no passado" digitou uma senha e agora não tem como continuar sem conhecer a senha.
Vamos solucionar o problema.
Talvez você esteja configurando o acesso a rede sem fio usando o knetworkmanager e sem internet não tem como solucionar definitivamente esse problema.
Então vamos dividir a solução em duas etapas, a primeira é liberar o acesso ao knetworkmanager sem precisar digitar a senha do kwallet.
Para isso abra um Konsole, e digite o seguinte comando:
rm -rf ~/.kde/share/config/kwalletrc
Pronto! Agora você poderá fazer a configuração do acesso a internet sem necessidade de digitar a senha de carteira (kwallet).
Agora vamos para a solução definitiva.
Este problema eh causado devido ao fato de que o kde 3.5 não possui instalado o kwallet manager.
Voce vai em Iniciar/Sistema/Centro de Controle secao Seguranca e privacidade não possui o gerenciador de carteiras do kde, como mostra a figura abaixo.
Entao para solucionar esse problema vamos instala-lo.
Va em Iniciar/Adicionar Remover programas Adept, na janela de autenticacao digite a senha do root.
Na janela do adept mande buscar por kwallet.
Ira aparecer na secao de aplicativos o kwalletmanager, clique no botao solicitar a instalacao como mostra a figura abaixo, depois clique em Aplicar mudancas, aguarde a instalacao e feche o adept.
Abra agora o Centro de Controle, Menu Iniciar/Sistema/Centro de controle clique em Seguranca e Privacidade, no lado direito desabilite a opcao Habilitar o subsistema de carteira do KDE.
Type Control-D to Continue
Quando não sabemos o que fazer a solução seria reinstalar tudo novamente, calma, resolver o problema é muito fácil.
Esse erro acontece quando o usuário faz um desligamento errado, tipo desligar diretão no estabilizador então os dados ficam corrompidos e só vai inicializar depois que o usuário fizer a correção do problema :(
Então vamos fazer a correção...
Note que na figura o Linux está mostrando qual a
partição deu erro no caso é /dev/sda3
então para corrigir faça o seguinte:
Não aperte Control D...
Digite a senha do root e dê enter, irá carregar um boot bem leve e com poucas opções, mas suficiente para resolver o problema.
Quando terminar o boot dê o seguinte comando:
fsck.ext3 /dev/sda3 -y
Talvez seja necessário dar um y mais uma vez
esse comando é primo primeiro do scandisk do windows..rss...
o /dev/sda3 é a partição que deu erro e o -y é para não ficar pedindo para colocar y toda a vez q encontrar um erro no disco.
Feito isso reinicie o computador, se der o comando reboot talvez o sistema carregue o ambiente grafico mas nao funcionará, alias nada vai funcionar sem reiniciar a máquina.
Reiniciou e tudo volta ao normal, caso novamente essa mensagem aparecer observe qual a partição deu erro e repita o comando acima adaptando-o a nova partição que deu problema..