Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Solucione os problemas do ambiente gráfico em menos de 5 minutos.

Quem nunca chegou em um laboratório e encontrou o Desktop uma verdadeira bagunça, ícones desaparecidos ou fora do lugar, papel de parede desconfigurado, "barra de tarefas" desorganizada ou até mesmo sem ela, itens do menu iniciar faltando, etc.
Já aconteceu comigo de ficar mais de hora tentando solucionar um problema de configuração do Ambiente de Trabalho do KDE.

Em alguns NTEs vejo que as professoras multiplicadoras "estranham" o layout do KDE nos laboratórios, quando as mesmas estão oferecendo oficinas e cursos. Por estar fora do padrão.

Então bolei uma solução simples e funcional, em menos de 5 minutos toda a bagunça é desfeita e o Ambiente Gráfico fica dentro do padrão que você definiu.
Antes de chegar ao laboratório problema você vai procurar um computador que esteja perfeito e fará toda uma configuração que servirá de modelo para os demais.
Você pode definir o papel de parede, complementos do firefox e sua pagina inicial, colocar vários ícones na área de trabalho para facilitar a vida do usuário, mudar o padrão de salvamento dos documentos do Broffice para que possam abrir também no Sistema Operacional pago e outras mais.

Abaixo está um exemplo de um screenshot que usei ha muito tempo.
Agora que você configurou o seu "KDE padrão", vamos fazer um backup do mesmo e guardar para solucionar os problemas nos laboratórios. Para isso abra a pasta do usuário, clique no menu Ver e deixe marcada a opção Mostrar Arquivos Ocultos.
Você notará um grande numero de pastas e arquivos com seus nomes iniciando com um ponto. Estas, são pastas e arquivos com as configurações que você definiu.

Agora selecione tudo, tudo, tudo e copie para um pendrive.
Agora vá até o computador "problemático", espete o pendrive e abra-o.
Abra a pasta do usuário (/home/aluno/).

Vá para a janela onde está o conteúdo do pendrive, vá até o menu Ver deixe marcada a opção Mostrar Arquivos Ocultos. Copie todos aquivos do Desktop (que estão no pendrive) configurado anteriormente (no outro computador) para a pasta do usuário (/home/aluno), irá aparecer duas janelas de erro enquanto a cópia estiver acontecendo.
A primeira falando que já existe um arquivo na pasta atual, clique no botão Sobrescrever todos.

A segunda menciona o nome de um arquivo que não será possível copiar, clique em Auto Ignorar.
Agora Reinicie o computador.
É importante reiniciar o computador porque se não fizer isso provavelmente alguma coisa não funcionará no KDE, por isso há a necessidade de reiniciar a máquina. Feito isso tudo estará organizado e funcionando perfeitamente.

Lembrando que, para cada tipo de laboratório, você deverá ter um KDE configurado. Portanto o KDE do Multiterminal não servirá para o antigo laboratório com rede sem fio e vice-versa.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Solucionando o problema dos monitores que nao exibem imagem nos laboratórios multiterminal

Os laboratórios multiterminal possuem uma arquitetura e funcionamento diferente dos demais proinfo.
Nesses encontramos dois ou mais monitores "plugados" em um só gabinete e tudo funciona perfeitamente como se tivéssemos mais de um computador.
Como isso acontece?
Um programinha chamado Userful, reconhece e da partida nos monitores extras.
Então caso um ou mais monitores não apresentem imagem, observe se os cabos estão corretamente ligados e se a placa de vídeo off-board está instalada e funcionando corretamente.
Caso esteja tudo correto o problema está no Userful, então vamos solucionar o problema.
Vá até o monitor que está funcionando corretamente.
Aconselho fazer o login como usuário aluno1 ou algum outro aluno, entrar como professor você poderá ter problemas com a senha de administrador.
Vá até o menu Iniciar/Sistema/Userful Control Panel.
Irá abrir uma janelinha pedindo senha, digite a senha do root, caso não a tenha trocado será qwe123.
Irá abrir a janela abaixo.Essa janela é auto explicativa e aconselho dar uma lida em cada uma das opções para se familiarizar com o userful.
Para solucionar o problema dos monitores aperte o botão Apaga as configurações dos monitores em todas as estações.
Reinicie o computador.
As monitores irão iniciar com uma imagem, como a figura abaixo, pedindo para associar os monitores aos seus respectivos teclados.


E se não deu certo?


Isso acontece, lembre-se que você usou uma configuração feita em uma ferramenta "gráfica" e a função dessa ferramenta é reescrever um determinado arquivo para que tudo fique perfeito novamente. Embora o ambiente gráfico do Linux tenha evoluído muito, ainda encontramos problemas em seu funcionamento e se porventura o userful não reescreveu no arquivo /etc/X11/userful.Mxorg.conf as novas configurações não darão certo.

Nesse caso o que fazer?

Procure por um computador que esteja tudo funcionando perfeitamente, se possível o que possui 3 monitores.
"Espete" nesse computador um pendrive e abra-o.
Abra um terminal ou konsole, vire root digitando o comando su, coloque a senha do root.
Agora dê os seguintes comandos:

cp -rf /etc/X11/userful.Mxorg.conf /media/nome_do_seu_pendrive

Agora pegue esse pendrive, vá até o computador "problema" coloque o pendrive, abra-o, na janela que vai se abrir vá até o local onde tá o arquivo acima.
Aperte a tecla F4 para abrir um konsole apartir da janela aberta.
Vire root com o comando su e digite a senha do root.
Dê o seguinte comando:

cp -rf userful.Mxorg.conf /etc/X11

Reinicie o computador.

DICA IMPORTANTE:
No Linux letras maiúsculas e minúsculas diferenciam nomes de arquivos, portanto o comando tem que ser perfeito como ensinei acima, se digitar userful.mxorg.conf não vai funcionar porque no nome do arquivo tem uma letra M maiúsculo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Atualize o Firefox 3 para 3.6 no Linux Educacional 3.0

Essa dica é bem simples. Pois é preciso poucos comandos para atualizar o firefox 3 para o 3.6.
Primeiro abra o konsole, vá em menu Iniciar/Sistema/Terminal (konsole).
Vire root digitando o comando su e digite a senha de administrador, deve ser qwe123 ou outra caso você tenha mudado.
Digite agora o seguinte comando, ou então selecione aqui e no konsole aperte Shift+Enter (o mesmo que control+V, so que no console não funciona essa essa sequência de teclas), e dê enter.

bash -c "echo 'deb http://ppa.launchpad.net/mozillateam/firefox-stable/ubuntu hardy main' >> /etc/apt/sources.list" && apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys CE49EC21 && apt-get update

Talvez demore alguns minutos dependendo da velocidade da sua internet.

Agora dê o seguinte comando:

apt-get install firefox-3.6

Talvez demore alguns minutos dependendo da velocidade da sua internet.

Reinicie o navegador e pronto, seu firefox agora é o 3.6.

Baixando Vídeos do Youtube direto no Firefox.

No youtube certamente você irá encontrar muita coisa ruim, mas com certeza também ira encontrar muitos vídeos com conteúdos interessantes e educativos. E claro que é de seu interesse montar uma videoteca, para isso precisa fazer download de alguns vídeos do site.
Abaixo vai uma dica bem fácil para baixar esses vídeos.
Primeiramente você precisará instalar o Fast Vídeo. Este é um dos vários componentes do Firefox, caso possua algum tempo de folga aconselho dar uma navegada nessa seção desse navegador fabuloso.
Abra o Firefox, clique em menu Ferramentas depois em complementos. Irá abrir a janela abaixo, clique em Exibir todos os complementos.


Minimize a janela de Complementos e aguarde, irá abrir uma nova aba no firefox.
Digite Fast Vídeo e dê Enter.
Clique em Add to Firefox e aguarde a instalação. Reinicie o navegador e pronto está instalado a ferramenta.
Você irá notar dois ícones do Fast Vídeo, ambos do lado direito, um em cima perto do botão fechar outro embaixo no mesmo sentido da janela.
Abra o Youtube e procure pelo vídeo que queira baixar. Quando encontra-lo note que o botão do Fast Vídeo ficar piscando, indicando que um vídeo foi encontrado e é possível fazer o download do mesmo. Então, basta dar um clique nesse botão, escolher o local onde será salvo o arquivo e pronto.
Outra coisa importante, essa ferramenta não baixa somente vídeos do Youtube. Qualquer site que você entrar e que o mesmo possua algum vídeo você poderá fazer o download dele.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Melhorando o desempenho do Access Point D-Link DI524 e da rede Wireless

Um dos problemas do Access Point é seu desempenho que deixa a desejar nos laboratórios proinfo, quando você instala o ITALC imagina que irá se tornar um herói, afinal qual professor não quer ter o total controle do laboratório. Aí quando menos se espera o ITALC fecha, trava, para de atualizar as telas dos computadores. Você vai buscar um arquivo pela rede e parece que tudo parou dentro do laboratório, imagine então assistir um vídeo pela rede.

A solução que apresento abaixo, não vai solucionar 100% todos os problemas relacionados a rede nos laboratórios, mas sem a menor dúvida irá melhorar muito o desempenho dos trabalhos em rede.
Vamos fazer uma pequena configuração no Access Point.

Primeiro, abra um navegador e digite na barra de endereços 192.168.0.1, na janela de autenticação digite o nome do usuário e a sua respectiva senha.

Clique na aba Advanced.
Nas opções a esquerda clique em Performance.

Agora mude as seguintes opções:
Beacon Interval: 20
Fragmentation: 512


Clique em Apply e teste a rede, você pode testar para ver se melhora mais aumentando o Beacon interval e diminuindo a Fragmentation.
Mas com essa configuração consegui ter um pouco de paz e sossego nos laboratórios. :)

Por que o Hotmail não está abrindo em alguns laboratórios Proinfo?

Veja o vídeo sobre esse post.




Não é um problema interno dos laboratórios, na verdade é porque o Access Point envia para a Web pacote com 1500 bytes, porém alguns roteadores não suportam pacotes acima de 1500 bytes. Então vamos fazer uma continha. Você envia um pedido ao site do hotmail para abri-lo esse pacote sai de seu computador com 1500 bytes, no primeiro roteador ele ganha mais 20 bytes e quando o hotmail for recebê-lo acrescenta mais 20, entao passará ter 1540, acima do limite, então o site não abre, a solução é diminuir esses pacotes que serão enviados pelo Access.

Abre um navegador, digite 192.168.0.1 na barra de endereços para acessar o access point, irá abrir uma janela de autenticação digite o nome de usuário e senha.

Na página do Access Point clique em WAN.

Procure do lado direito por MTU e diminua para 1400 e clique em Apply.

Pronto!
Agora você com toda certeza irá conseguir acessar o site do Hotmail.

Configurar o Access Point D-Link DI524



Nos laboratórios Multiterminal os Access Point estão vindo com uma nova criptografia, WPA-PSK, essa criptografia tem dado problemas constantes, a todo momento a conexão para e tem que reconfigurar o acesso a rede novamente.
Para solucionar esse problema sugiro usar uma criptografia simples, WEP, porém eficiente e não ficará desconectando a todo momento.
Sei dos problemas em usar esse tipo de criptografia, afinal qualquer programinha "meia-boca" de um hacker quebra a senha em questão de segundos.
Estou fazendo uns testes usando a WPA-PSK mas ainda não estou 100% confiante em sua estabilidade e por isso nesse momento não vou disponibilizá-la aqui.

Então vou postar como fazer a velha e estável configuração dos Access Point DI-524.
Coloque um cabo de rede RJ-45 numa das portas LAN do access e na placa de rede do computador.
Verifique se pegou o endereço de IP, para isso abra um konsole e digite ifconfig eth0. procure pelo endereço que deve ser algo como 192.168.0.cento_e_tanto.
Se nao pegou o endereço de IP você vai ter que configurar a rede manualmente para acessar o access.
Abra um navegador e digite na barra de endereços o seguinte:
192.168.0.1

Quando voce digitar 192.168.0.1 vai aparecer uma janela pedindo autenticação...

o nome de usuário padrão do multiterminal é admin

e a senha padrão do multiterminal eh pro8308

Se deu certo... vc pula os 3 paragrafos abaixo.

Se não... te aconselho a resetar o access. Atras dele vc vai ver um buraquinho, é so enfiar um clipe nele e ficar segurando uns 30 segundos, ai ele volta a posição original.

Reconfigure a rede novamente, clique aqui para isso.

Abra novamente o navegador e digite o endereço do Access.

Procure pela seção wireless e clica nela.

vai entrar na tela abaixo...

Vc vai preencher os campos da seguinte forma...

Wireless – Marca enable

Network ID(SSID) - proinfo (vc pode por outro SSID, caso vc use)

Channel – 6

Security – WEP

Autentication Type – Both

WEP encriptation – 64 bit

Key Mode – ASCII

WEP key 1 – qwe12 (nesse campo vc pode colocar uma outra senha, caso vc use)

Feito isso clique em Apply

Pronto!

Agora você deverá configurar todos os computadores para acessar a rede sem fio usando essa configuração, clique aqui para ver como faz essa configuração em todos os computadores.


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Retirar o pedido de senha (kwallet) do KDE.

Muitas vezes o usuário vai fazer alguma configuração no KDE e "dá de cara" com uma janelinha de autenticação da carteira do KDE, e o azar é que algum aluno "no passado" digitou uma senha e agora não tem como continuar sem conhecer a senha.

Vamos solucionar o problema.
Talvez você esteja configurando o acesso a rede sem fio usando o knetworkmanager e sem internet não tem como solucionar definitivamente esse problema.

Então vamos dividir a solução em duas etapas, a primeira é liberar o acesso ao knetworkmanager sem precisar digitar a senha do kwallet.

Para isso abra um Konsole, e digite o seguinte comando:
rm -rf ~/.kde/share/config/kwalletrc

Pronto! Agora você poderá fazer a configuração do acesso a internet sem necessidade de digitar a senha de carteira (k
wallet).

Agora vamos para a solução definitiva.

Este problema eh causado devido ao fato de que o kde 3.5 não possui instalado o kwallet manager.

Voce vai em Iniciar/Sistema/Centro de Controle secao Seguranca e privacidade não possui o gerenciador de carteiras do kde, como mostra a figura abaixo.

Entao para solucionar esse problema vamos instala-lo.

Va em Iniciar/Adicionar Remover programas Adept, na janela de autenticacao digite a senha do root.

Na janela do adept mande buscar por kwallet.

Ira aparecer na secao de aplicativos o kwalletmanager, clique no botao solicitar a instalacao como mostra a figura abaixo, depois clique em Aplicar mudancas, aguarde a instalacao e feche o adept.

Abra agora o Centro de Controle, Menu Iniciar/Sistema/Centro de controle clique em Seguranca e Privacidade, no lado direito desabilite a opcao Habilitar o subsistema de carteira do KDE.


Type Control-D to Continue

Quem nunca deu de cara com esse erro?

Quando não sabemos o que fazer a solução seria reinstalar tudo novamente, calma, resolver o problema é muito fácil.

Esse erro acontece quando o usuário faz um desligamento errado,
tipo desligar diretão no estabilizador então os dados ficam corrompidos e só vai inicializar depois que o usuário fizer a correção do problema :(
Então vamos fazer a correção...

Note que na figura o Linux está mostrando qual a
partição deu erro no caso é /dev/sda3

então para corrigir faça o seguinte:

Não aperte Control D...

Digite a senha do root e dê enter, irá carregar um boot bem leve e com poucas opções, mas suficiente para resolver o problema.
Quando terminar o boot dê o seguinte comando:

fsck.ext3 /dev/sda3 -y

Talvez seja necessário dar um y mais uma vez

esse comando é primo primeiro do scandisk do windows..rss...

o /dev/sda3 é a partição que deu erro e o -y é para não ficar pedindo para colocar y toda a vez q encontrar um erro no disco.

Feito isso reinicie o computador, se der o comando reboot talvez o sistema carregue o ambiente grafico mas nao funcionará, alias nada vai funcionar sem reiniciar a máquina.

Reiniciou e tudo volta ao normal, caso novamente essa mensagem aparecer observe qual a partição deu erro e repita o comando acima adaptando-o a nova partição que deu problema..