Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Configurando o acesso a internet nos laboratórios Proinfo 71/2010

Em outro post ensinei a configurar o Modem com Access Point D-link DSL-2640B.
Agora vou ensinar a configurar  acesso a internet e a rede no mesmo laboratorio.

Primeiro vamos configurar o acesso a rede.

Dê um clique com o botão esquerdo em cima do ícone do Networkmanager no painel de tarefas escolha a rede que você quer configurar, no meu exemplo você deverá clicar em proinfo.



Na janela que irá abrir marque a opção conectar automaticamente, preencha os campos key type e key conforme as suas configurações de senha, na minha figura estou apenas mostrando um tipo de senha e criptografia simples.



Assim que der OK o Networkmanager irá procurar a rede e conectar, é importante lembrar que a senha deverá está sincronizada com o que foi feito no Access Point.

Para que o laboratório tenha acesso a internet

Lembre-se que se você nao possuir as configurações de autenticação junto a telefonica, você deverá configurar o Access Point como Bridge. Então analise o seguinte: O modem so aceita acesso a internet se tiver na sua faixa de IP (poderá ser 10.1.1.).  Seu laboratório está usando o IP 192.168.0. então na haverá acesso a internet. Caso o Access Point e o Modem da telefonica estiverem liberando IPs via dhcp diferentes, você poderá nao acessar internet, para que tudo dê certo deverá usar apenas o modem da telefonica para liberar IP.
Entao, para que tudo dê certo basta apenas desativar a função DHCP Server do Access Point DSL-2640B e conectar um cabo de rede do modem até o Access usando qualquer porta LAN.
Agora no servidor abra um navegador de internet digite na barra de endereços o IP do Access Point, talvez seja 192.168.0.1 digite nome de usuário e senha, vá ate a seção LAN, desative o DHCP Server, reinicie o modem e toda a rede dos computadores ou reinicie os computadores para ter acesso a internet.


14 comentários:

  1. Preciso urgentemente da senha do modem proinfo 2010. Sou Agente Educacional II numa escola do PR e estou com dificuldades de configurar este modem devido a ausência da senha. Grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Voce está falando do modem D-link DSL-2640B?
    A senha original e o usuário é tudo admin...
    Mas ja encontrei com senha pro712010...
    Veja ai qual se encaixa em seu caso... mas vc tentou reinicia-lo???

    ResponderExcluir
  3. Estou tentando configurar este modem no lab da minha escola e nenhuma destas senhas eu consigo acessar. Tem outras opções de usuario e senha?

    ResponderExcluir
  4. Quando vc reseta o modem a senha e o usuario por padrao devera ser admin..
    Tentou reseta-lo???

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Joverany, por algum motivo, somente o servidor não acessa a Internet, mesmo aparecendo como conectado.

    Detalhe: não uso o modem/roteador fornecido pelo Proinfo 71/2010, utilizo o roteador Tp-link modelo TL-WR941ND e o modem dlink dsl500b.

    ResponderExcluir
  6. o servidor está conectado nesse access point via cabo ou wifi?
    Talvez seja necessário setar o DNS..
    Abre um konsole..
    Digite ifconfig e me informe o resultado...

    ResponderExcluir
  7. Por várias vezes já recorri ao seu blog, que é ótimo, para solucionar problemas referentes a rede proinfo 71/2010, de todas as vezes que vim aqui consegui o resultado esperado, porém me encontro numa situação que não sei o que fazer:

    Quando ligo os terminais do laboratório Proinfo 71/2010, observo que eles conectam na rede e acessam a internet por alguns minutos, acho que uns 20 minutos no máximo, logo após isso o sistema fica pedindo a senha, sendo que a senha é a mesma que tinha conectado antes "proinfourbano712010". Por que isso acontece? Como solucionar esse problema?

    Obs.: a segurança do roteador está WPA/WPA2 Pessoal

    ResponderExcluir
  8. Quando acontece essa queda de senha... duas coisas podem estar acontecendo...
    Vc esqueceu de marcar a opção conectar automaticamente no momento de configuração...
    ou
    O modem está dando time-out na rede... se for o segundo caso.. vc deverá acionar a garantia da CCE e solicitar a troca do msm...

    ResponderExcluir
  9. Joverany, vc tem ou sabe quem tem os DVD´s de recuperação do pregão do Proinfo Rural com 05 estações, tô com problema aqui pra resolver tb o caso da licença para esse multiterminal.

    ResponderExcluir
  10. Olha...
    nao tenho...
    esse modelo de laboratorio usa o educacional 2, se nao me engano...
    tenho alguns mas achei mais fácil instalar o 3 e fazer toda a configuração do userful manualmente.
    Nao é complicado, mas é um pouco chato de fazer isso.
    A proposito, acredito que o educacional 4 nao tem suporte para a placa de video desse laboratorio, seria interessante entrar no site da ufpr http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/instalacao.html
    Se vc nao tiver os programas e as intruções para instalar o userful me avise. Podemos estudar uma forma desse material chegar ate voce.

    ResponderExcluir
  11. Muito Obrigado, eu vou tentar ver aqui a licença com a Daruma, pelo que me falaram ela envia a licença se repassar o número MAC. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Ow..
    tive dando uma faxina na minha bagunça...
    achei dois dvds desse modelo de laboratorio...
    se qser me avise como te enviar...

    ResponderExcluir
  13. bom dia, aqui no laboratório o status fica como conectado, só que, não consigo abri o navegador

    ResponderExcluir
  14. bom dia. o Computador do professor (que também seria o servidor) a gente coloca senha do wireless nas não conecta nem na bala, e essa senha é a mesma que coloco nos multiterminais. Também essa maquina tem duas placas de rede, porem coloco o cabo em qualquer uma mas nao conecta, deveria aparecer eth0 e eth1 (pelo certo) mas nao aparece. os leds das placas estão ligado quando coloco o cabo.
    Se puderes dar uma dica fico muito agradecido.

    ResponderExcluir