Como comentei em um outro post, ao imprimir sem acesso a internet o IP da impressora poderá ser 192.168.0.13 e toda a rede de computadores compartilha esta mesma faixa de IP, portanto tudo fucionará perfeitamente.
Mas assim que você realizar a configuração do acesso a web com um modem externo (realidade de quase todos os laboratórios) o IP da rede poderá receber uma nova faixa de endereçamento de IP, nos meus casos todos se encontram em 10.1.1.
Portanto a impressora irá parar de imprimir ja que a mesma se encontra em uma outra faixa de IP.
Existem duas soluções; Modificar a impressora para o novo IP ou instalar uma nova.
Neste post vou ensinar como fazer uma nova instalação, haja visto que os procedimentos pra modificar e instalar são parecidos.
Abra um navegador de internet e digite na barra de endereços 127.0.0.1:631 e dê enter.
Aguarde o Servidor CUPS ser carregado, clique na aba Maintenance e depois em Add Printer.
Na janela de autenticação que irá abrir digite nome de usuário e senha, IMPORTANTE o nome de usuário é root e a senha você deverá ter em maos.
Na janela seguinte selecione a ipção Protocolo de Impressão da Internet (http) e clique no botão seguinte.
Selecione o IP da sua impressora, IMPORTANTE estou usando como exemplo o IP 10.1.1.250, mas em seu caso procure adequar ao que se encontra em sua impressora, neste blog ensino como configurar e ate mesmo descobrir o IP da impressora.
Na caixa Connection digite lxnet://numero de IP e clique em continue.
Preencha os campos de acordo com sua necessidade, IMPORTANTE lembrar que no campo Name nao pode haver caracteres especiais e espaços.
Agora selecione o fabricante da impressora e clique em continue.
Agora selecione o módulo da impressora correspondente e clique em Add Printer
Na próxima tela defina as configurações da impressora conforme suas necessidades, tais como resolução, papel, tipo de papel, etc. Clique em Set Default Options.
Na tela seguinte imprima uma pagina de teste para ter certeza de que tudo funciona corretamente.
Boa tarde, eu so um grande fã desse seu blog, sempre me ajuda, mas hoje medeu 1 problema que não sei oque fazer , la vai
ResponderExcluirno meu caso estou temos a impressora, i não tinha certeza se estava configurada, então fui seguindo seus passos, mas quando pede para encontrar o modelo da impressora , nao aparece o LexmarkPRo....
e também tentei configurala pela wirelles pensando que ja estivesse configurada, mas no final aparece, conexao limitada ....
aguardo respostas,
Nao consegui compreender a questão de nao achar o nome da Impressora O fabricante (make) sempre aparece Lexmark o problema foi na tela seguinte?
ResponderExcluirEm sua configuração pela rede wireless a impressora enxerga o SSID da rede (proinfo por exemplo)??
A senha foi digitada corretamente??
Normalmente quando acontece esse erro pode ser pq nao conseguiu pegar o IP... veja no Access Point se está configurado o DHCP Server na seção LAN.
Fiz todos os passos corretamente. Mas ela não imprime a página de teste. Na aba onde aparecem as impressoras, a impressora que eu acabei de instalar está com a seguinte mensagem "Idle - Printer Error. The printer cannot communicate with the computer."
ResponderExcluirComo eu faço essa comunicação com o computador? O cabo está ligado corretamente atrás no gabinete e a rede sem fio também está ativada. Preciso de uma ajuda!!
Obrigado pela ajuda, foi muito útil sua postagem, fico agradecido
ResponderExcluirValeu !!
Boa tarde,
ResponderExcluirComo faço para compartilhar a impressora Lexmark 900 no Linux Edcacional 4.0?
Agradeço desde já a atenção.
Caso nao tenha a senha do usuario root, como faço para achar.
ResponderExcluirOla Joverany!
ResponderExcluirParabéns por sempre postar soluções para os problemas do Programa Proinfo.
Fera me chamo Jean e sou coordenador do NTM no município de Tanguá-RJ, caso você tenha e se puder nos enviar os contatos para abertura de chamado da Lexmark para garantia dessa Impressora Pro901 fico grato pois temos 02 unidades escolares precisando desse suporte, se possível fico no aguardo.
Obrigado pela atenção!