Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Solucionando a tela preta de contagem regressiva com a mensagem "Userful Multiplier Trial Version"

Após uma restauração de um computador multiterminal de tempos em tempos aparece uma tela preta com uma contagem regressiva, isso atrapalha muito os serviços realizados naquele momento.
A tela é éssa:


A solução é simples, basta adicionar a licença do userful e todo laboratório multerminal possui uma licença para 3 monitores ja adquirida pela Positivo.

Importante: É necessário que este computador esteja com conexão de internet.

O primeiro passo para solucionar é fazer login como professor, originalmente todos os usuários do computador fazem parte do grupo admin, mas talvez alguém mexeu nas configurações do sistema, então muitas vezes o professor continua nesse grupo mas os alunos não.

Clique no menu Iniciar/Sistema/Userful Control Panel.

Irá aparecer uma janela de autenticação, digite a senha do root e dê enter.

Na janela do Userful clique no primeiro botão Instalar Licença, irá aparecer uma janelinha mostrando que o userful está conectando na internet para renovar a licença.

Assim que a licença for instalada irá aparecer uma janela informando que a licença foi instalada com sucesso e o problema está resolvido.

8 comentários:

  1. Bom dia Joverany, fiz conforme explicado, sucesso, reiniciei, e apareceu a seguinte mensagem ao carregar o multipler em um dos monitores:

    station #4:
    This station is not activated.
    Your current license key is for 2 station(s)
    heads on the system.
    To enable additional stations.
    please contact Userful.

    estação # 4:
    Esta estação não está activado.
    Sua chave de licença atual é de 2 estações (s)
    cabeças no sistema.
    Para habilitar estações.
    entre em contato com Userful. Esta mensagem foi erro de instalação para que aparecesse esta quarta estação?

    Agradeço o apoio e interesse no sistema.

    ResponderExcluir
  2. Quais os outros métodos (konsole) podemos utilizar para instalar a licença que baixamos pelo portal parcerias? Ou, é so abrir o CD e clicar duas vezes em licença userful?

    dede já obrigado Joverany

    ResponderExcluir
  3. O método é apenas clicar duas vezes em licença userful.
    Mas aconselho realizar o licenciamento usando o Userful Control Panel.
    Nao sei qual o pbm do CD mas toda vez q instalei a licença por ele, a todo momento reinicia o monitor e tenho q ficar apertando F2, F3, etc...

    ResponderExcluir
  4. Parece simples...e é caso sejam apenas duas estações..mas é preciso receber uma chave de licença por e-mail e quando preenchemos os dados para o recebimento desta chave não é perguntado o numero de estações. No meu caso são 3..Quando recebi a chave de licença e a usei ligaram apenas dois monitores, o terceiro fica com a mensagem que o Cleber mencionou acima...e agora? No site diz que licenças para mais de uma estação devem ser pagas, não consigo encontrar o link. Se puder me ajudar desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  5. Renada a positivo comprou licença com 3 monitores para todas as placas mae q ela possui...
    Pelo painel do userful nao deu certo???
    Se nao deu certo vc deverá acionar a garantia ligando para o 0800 da positivo e um tecnico deverá ir ate sua escola e solucionar o seu pbm.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Gostaria de saber qual o comando no konsole que desabilita o userful multiplier? Em algumas escolas existe apenas 1 monitor pra 1 CPU e essa tela preta de tempos em tempos aparece. Já fiz o procedimento pelo painel de controle, porém dá um erro informando que nenhuma licença foi encontrada.

    ResponderExcluir
  7. Se você nao usa o userful o melhor a fazer é uma instalação com o DVD do Linux educacional sem o multiplier. Voce encontra para download a iso desse Linux em

    http://linuxeducacional.com/course/view.php?id=44#section-4

    Mas também te aconselho a experimentar o Educacional 4 que está muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Joverany, sou o Jorge de Anápolis, no nosso caso não aparece essa tela preta com contagem regressiva e sim outra mensagem dizendo que excedeu o nr. de licenças pra usar o userful

    ResponderExcluir