Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Desativar a mensagem Restaurar a sessão anterior do Mozilla Firefox

Quando o usuário está navegando na internet usando o Mozilla Firefox, muitas coisas podem acontecer; O computador trava, reinicia ou desliga sozinho, a energia acaba ou acontece um curto, etc. Talvez o usuário estaria fazendo uma longa pesquisa escolar e de repente tudo acaba perdido.
Para evitar isso o Firefox sempre salva em log a navegação, então quando você abre novamente o navegador ele abre uma janela perguntando se quer iniciar uma nova sessão ou restaurar a anterior.


Isso é muito bom, mas somente na situação mencionada acima, em uma escola onde vários alunos compartilham um mesmo computador acaba sendo um problema, principalmente em um laboratório multiterminal onde essa janelinha mais atrapalha do que ajuda.
Vou ensinar aqui como desabilita essa janelinha.
Abra o Mozilla Firefox vá ate a barra de endereços e digite:
about:config e dê enter, irá aparecer uma mensagem falando sobre a garantia, clique no botão Serei cuidadoso, eu prometo!





 Na caixa de pesquisa digite browser.session irá aparecer algumas opções abaixo, mudaremos apenas duas.
browser.sessionstore.enabled 
browser.sessionstore.resume_from_crash


Observe que ambas tem o valor definido como true, devemos mudar para false, para isso basta dar dois cliques em cima de cada uma das opções que automaticamente o Firefox modifica o valor.

2 comentários:

  1. na minha caixa de pesquisa não ten (browser.sessionstore.enabled ) o que eu faso

    ResponderExcluir
  2. Dependendo da versão do Firefox apenas aparece a opção browser.sessionstore.resume_from_crash, apenas mude essa opção para false e pronto!!!

    ResponderExcluir