Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Um passeio pelas configurações básicas da impressora Samsung ML-2851 ND

Veja um vídeo sobre esse post.




Falaremos aqui sobre algumas configurações essenciais na impressora Samsung ML-2851 ND. Quero lembrar que nesta postagem lidaremos direto com a impressora, ou seja, faremos configurações no software que controla a própria impressora.

Abra um navegador de internet, exemplo Mozilla Firefox.

Na barra de endereços digite http://192.168.0.3 e dê enter.

Obs.: Esse endereço 192.168.0.3 é padrão dessa impressora conforme determinação do MEC-Proinfo, porém alguém poderá ter modificado para outro numero, se você tiver esse azar, poderá imprimir uma pagina relatório na própria impressora, pressionando o seu botão menu – formato de um triangulo – segure por alguns segundos e quando a luz verde começar a piscar solte o botão e dê uma leve pressionada novamente.

Mas se não quiser imprimir poderá usar uma técnica mais profissional, usando o nmap.

No konsole como root digite o seguinte:

nmap –sU –p 9100 192.168.0.2-254

Aguarde um tempo e o nmap irá te mostrar um relatório de todos os equipamentos que possuem a porta 9100 em uso e um deles será a impressora, juntamente com esse relatório você verá o IP da impressora.

A primeira opção que modificaremos é o idioma, aconselho passar para o português.

Agora vamos dar uma olhada na guia Definições da maquina.

Aqui a seção comentada é o Esquema, observe no painel da direita a opção de impressão em frente e verso, e outras mais.

Qualquer modificação que você fizer deverá clicar no botão aplicar, imediatamente irá aparecer uma janela de autenticação pedindo nome de usuário e senha.

Nome de usuário: admin

Senha: pro8308

Na seção Gráficos poderá modificar o consumo de toner algo importante, pois as escolas contam com recursos limitados.

Na Guia Definições da rede, poderemos verificar o IP e caso seja necessário modificá-lo. Lembro aqui que caso você modifique o IP, ao clicar no Aplicar, digitar nome de usuário e senha o endereço da impressora será modificado, portanto deixará de responder por essa janela, sendo necessário ir na barra de endereços do navegador e digitar o novo endereço para podermos continuar com nossos estudos.

Também será necessário “reconfigurar” o endereço de IP da impressora em todos os computadores do Laboratório para que os mesmos possam imprimir novamente.

Obs.: Na opção Método de atribuição de endereço IP, Jamais coloque DHCP, se fizer isso você com certeza vai ter dificuldades para encontrar a

impressora na rede e sem falar que as maquinas poderão não imprimir, pois o ender

eço de IP poderá ser alterado constantemente.

Na Guia Informações, observe a seção Estado dos consumíveis. É importante ensinar o professor dinamizador do laboratório a verificar sempre essa opção para que o mesmo possa acompanhar o consumo do toner e na seção Facturação/Contadores para verificar a quantidade de cópias impressas.

São várias as opções existentes no software da impressora, as que passei acima são as mais usadas, o que não impede ninguém de fazer um bom estudo sobre as demais opções.


14 comentários:

  1. Ja troquei o chip da impressora e mesmo asim ela continua acendendo a luz vermelha e não imprime!!! vc sabe como resolver esse problema? me ajude elthon_miranda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. TENHO NA ESCOLA UMA IMPRESSORA DESTA E A MESMA SO FICA COM UMA LUZ VERMELHA ACESA E NÃO IMPRIME DE MANEIRA NENHUMA. JÁ REINSTALEI OS DRIVES E NADA.COMO RESOLVER ISSO? ME AJUDE, POR GENTILEZA. Ronaldofpinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Se vc pressionar o botão menu da impressora... segurar por uns 8 segundos... a impressora imprime um relatorio??? Se ela imprimir ela mostra pra vc onde ta o pbm.... ja olhou o status do toner?? Papel enroscado?? Ruidos estranhos??? se for ruidos estranhos ligue na positivo e acione a garantia... A impressora está ligada no proprio estabilizador??? Seria bom vc me passar mais informações... ou postar um video no youtube...

    ResponderExcluir
  5. Olá caro colega,

    Ocorre que, quando digito o número ip da impressora, conforme o relatório, não tenho acesso ao software da mesma. Ao contrário, recebo um mensagem de falha dizendo que mesmo parencendo ser um endereço de host válido não é possível acessar.

    Quando tento imprimir uma página de teste através do CUPS, uma outra mensagem informa que o host está ocupado e fica tentando reconectar, mas nada ocorre.

    Como devo proceder? Ouvi falar, aqui no blog mesmo sobre resetar o chip!?

    Grato pela ajuda e até mais.

    ResponderExcluir
  6. voce tentou imprimir uma pagina de teste na propria impressora conforme o video acima???
    Muitas vezes ela pega o IP via dhcp do roteador wireless e normalmente nao é 192.168.0.3...
    Outra coisa.. observe também se o cabo de rede da impressora esta corretamente ligado no roteador wireless... tanto a impressora quanto o computador necessitam estar conectados nele...

    ResponderExcluir
  7. Eu troquei o IP da impressora pois modifiquei toda minha rede.
    Instalei um servidor Ubuntu server com firewire iptables e servidor proxy squid3, sendo que a impressora está ligada no roteador DI-524 que agora está configurado como access point.
    Problema: a impressora trava quando recebe algum trabalho, acende a luz vermelha e não funciona mais.

    ResponderExcluir
  8. vc tentou de uma estação dar um ping no ip da impressora, exemplo ping 192.168.0.3
    Se obtiver resposta, e se a impressora está corretamente instalada e configurada entao vc nao tem pbm no laboratorio.
    Seu pbm é de hardware e nesse caso deverá acionar a garantia junto a positivo. Talvez seja necessário trocar o toner ou a propria impressora.

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoal...
    eu estou em Laboratório pregão 83 com LE 4 eu tinha a impressora samsung 2850nl instalada direto na rede com IP todos o computadores da rede reconheciam o aparelho (LINUX E WINDOWS). acontece que um técnico da Oi veio fazer a manutenção de internet e trocou o moden ADSL e desde aquele momento a impressora parou de funcionar. tentei acessar ela pelo IP não respondeu. fiz várias tentativas de ressusitar o bicho mais não deu certo:
    procurei o IP com software da samnsung não encontrou, instalei a impressora no note com windows via USB e descobri que a imressora criou outro IP que não consigo acessar a configuração (mensagem: porta em uso) descobri também que me parece que a impressora trancou com as impressões tipo já estou na impressão "38" mais não saí nada (acho que o problema esta na memória do aparelho que trancou a fila de impressão) alguém sabe com resetar as configurações do aparelho?

    ResponderExcluir
  10. Olá, quando clico em salvar e digito a senha, aparece indisponivel com se a senha fosse invalida. Será que é isso mesmo? Se sim, tem como descobrir a senha?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. E aí, cara. Estou na escola. Eu tinha a impressora ML-2850ND. Não consigo configurar impressora em rede no Windows 7. Você sabe configurar que instalar no Win7 ou Linux? Por favor. Obrigadoooo.
    Sou professor Willian Diego
    diegprestes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. a senha dessa impressora nao e a mesma.. existe alguma forma de hardreset?

    ResponderExcluir
  14. nao consigo mudar o ip.qual e o usario e a senha

    ResponderExcluir