Falaremos aqui sobre algumas configurações essenciais na impressora Samsung ML-2851 ND. Quero lembrar que nesta postagem lidaremos direto com a impressora, ou seja, faremos configurações no software que controla a própria impressora.
Abra um navegador de internet, exemplo Mozilla Firefox.
Na barra de endereços digite http://192.168.0.3 e dê enter.
Obs.: Esse endereço 192.168.0.3 é padrão dessa impressora conforme determinação do MEC-Proinfo, porém alguém poderá ter modificado para outro numero, se você tiver esse azar, poderá imprimir uma pagina relatório na própria impressora, pressionando o seu botão menu – formato de um triangulo – segure por alguns segundos e quando a luz verde começar a piscar solte o botão e dê uma leve pressionada novamente.
Mas se não quiser imprimir poderá usar uma técnica mais profissional, usando o nmap.
No konsole como root digite o seguinte:
nmap –sU –p 9100 192.168.0.2-254
Aguarde um tempo e o nmap irá te mostrar um relatório de todos os equipamentos que possuem a porta 9100 em uso e um deles será a impressora, juntamente com esse relatório você verá o IP da impressora.
A primeira opção que modificaremos é o idioma, aconselho passar para o português.
Agora vamos dar uma olhada na guia Definições da maquina.
Aqui a seção comentada é o Esquema, observe no painel da direita a opção de impressão em frente e verso, e outras mais.
Qualquer modificação que você fizer deverá clicar no botão aplicar, imediatamente irá aparecer uma janela de autenticação pedindo nome de usuário e senha.
Nome de usuário: admin
Senha: pro8308
Na seção Gráficos poderá modificar o consumo de toner algo importante, pois as escolas contam com recursos limitados.
Na Guia Definições da rede, poderemos verificar o IP e caso seja necessário modificá-lo. Lembro aqui que caso você modifique o IP, ao clicar no Aplicar, digitar nome de usuário e senha o endereço da impressora será modificado, portanto deixará de responder por essa janela, sendo necessário ir na barra de endereços do navegador e digitar o novo endereço para podermos continuar com nossos estudos.
Também será necessário “reconfigurar” o endereço de IP da impressora em todos os computadores do Laboratório para que os mesmos possam imprimir novamente.
Obs.: Na opção Método de atribuição de endereço IP, Jamais coloque DHCP, se fizer isso você com certeza vai ter dificuldades para encontrar a
impressora na rede e sem falar que as maquinas poderão não imprimir, pois o ender
eço de IP poderá ser alterado constantemente.
Na Guia Informações, observe a seção Estado dos consumíveis. É importante ensinar o professor dinamizador do laboratório a verificar sempre essa opção para que o mesmo possa acompanhar o consumo do toner e na seção Facturação/Contadores para verificar a quantidade de cópias impressas.
São várias as opções existentes no software da impressora, as que passei acima são as mais usadas, o que não impede ninguém de fazer um bom estudo sobre as demais opções.
Ja troquei o chip da impressora e mesmo asim ela continua acendendo a luz vermelha e não imprime!!! vc sabe como resolver esse problema? me ajude elthon_miranda@hotmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTENHO NA ESCOLA UMA IMPRESSORA DESTA E A MESMA SO FICA COM UMA LUZ VERMELHA ACESA E NÃO IMPRIME DE MANEIRA NENHUMA. JÁ REINSTALEI OS DRIVES E NADA.COMO RESOLVER ISSO? ME AJUDE, POR GENTILEZA. Ronaldofpinho@gmail.com
ResponderExcluirSe vc pressionar o botão menu da impressora... segurar por uns 8 segundos... a impressora imprime um relatorio??? Se ela imprimir ela mostra pra vc onde ta o pbm.... ja olhou o status do toner?? Papel enroscado?? Ruidos estranhos??? se for ruidos estranhos ligue na positivo e acione a garantia... A impressora está ligada no proprio estabilizador??? Seria bom vc me passar mais informações... ou postar um video no youtube...
ResponderExcluirOlá caro colega,
ResponderExcluirOcorre que, quando digito o número ip da impressora, conforme o relatório, não tenho acesso ao software da mesma. Ao contrário, recebo um mensagem de falha dizendo que mesmo parencendo ser um endereço de host válido não é possível acessar.
Quando tento imprimir uma página de teste através do CUPS, uma outra mensagem informa que o host está ocupado e fica tentando reconectar, mas nada ocorre.
Como devo proceder? Ouvi falar, aqui no blog mesmo sobre resetar o chip!?
Grato pela ajuda e até mais.
voce tentou imprimir uma pagina de teste na propria impressora conforme o video acima???
ResponderExcluirMuitas vezes ela pega o IP via dhcp do roteador wireless e normalmente nao é 192.168.0.3...
Outra coisa.. observe também se o cabo de rede da impressora esta corretamente ligado no roteador wireless... tanto a impressora quanto o computador necessitam estar conectados nele...
Eu troquei o IP da impressora pois modifiquei toda minha rede.
ResponderExcluirInstalei um servidor Ubuntu server com firewire iptables e servidor proxy squid3, sendo que a impressora está ligada no roteador DI-524 que agora está configurado como access point.
Problema: a impressora trava quando recebe algum trabalho, acende a luz vermelha e não funciona mais.
vc tentou de uma estação dar um ping no ip da impressora, exemplo ping 192.168.0.3
ResponderExcluirSe obtiver resposta, e se a impressora está corretamente instalada e configurada entao vc nao tem pbm no laboratorio.
Seu pbm é de hardware e nesse caso deverá acionar a garantia junto a positivo. Talvez seja necessário trocar o toner ou a propria impressora.
Oi pessoal...
ResponderExcluireu estou em Laboratório pregão 83 com LE 4 eu tinha a impressora samsung 2850nl instalada direto na rede com IP todos o computadores da rede reconheciam o aparelho (LINUX E WINDOWS). acontece que um técnico da Oi veio fazer a manutenção de internet e trocou o moden ADSL e desde aquele momento a impressora parou de funcionar. tentei acessar ela pelo IP não respondeu. fiz várias tentativas de ressusitar o bicho mais não deu certo:
procurei o IP com software da samnsung não encontrou, instalei a impressora no note com windows via USB e descobri que a imressora criou outro IP que não consigo acessar a configuração (mensagem: porta em uso) descobri também que me parece que a impressora trancou com as impressões tipo já estou na impressão "38" mais não saí nada (acho que o problema esta na memória do aparelho que trancou a fila de impressão) alguém sabe com resetar as configurações do aparelho?
Olá, quando clico em salvar e digito a senha, aparece indisponivel com se a senha fosse invalida. Será que é isso mesmo? Se sim, tem como descobrir a senha?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirE aí, cara. Estou na escola. Eu tinha a impressora ML-2850ND. Não consigo configurar impressora em rede no Windows 7. Você sabe configurar que instalar no Win7 ou Linux? Por favor. Obrigadoooo.
ResponderExcluirSou professor Willian Diego
diegprestes@hotmail.com
a senha dessa impressora nao e a mesma.. existe alguma forma de hardreset?
ResponderExcluirnao consigo mudar o ip.qual e o usario e a senha
ResponderExcluir