Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

domingo, 27 de junho de 2010

Configurando a Rede Sem fio ou rede wireless

Em minha curta vida como Linux ja descobri que as ferramentas gráficas evoluíram muito, podemos resolver muitos problemas com elas, mas quando a coisa complica o que resolve é o konsole. A temível, famigerada e odiada tela preta do Linux ainda é a grande ferramenta dos técnicos. Eu sempre falo para meus colegas técnicos o seguinte - Para o usuário final quanto mais ferramentas gráficas e quanto mais fácil for o sistema melhor, mas nós técnicos temos que realmente resolver os problemas e se ninguém chamar o técnico é sinal que ele realmente fez seu trabalho bem feito - Sei que é uma frase chata e talvez até ofenda alguém, mas a grande verdade é essa. O técnico é um especialista um usuário que está acima dos usuários comuns. Então pressupõe que este possua um bom conhecimento e com todo esse conhecimento o mesmo nao deveria ficar com medo do konsole, de repente o cara nao conhece a tela preta então aconselho encarar como um desafio e a cada dia sentir o sabor de vencer uma nova batalha.
Apaixonei pelo Linux por esse motivo, pelo desafio. A cada dia sinto uma nova vitória e o mais interessante é que aprendi muiiiiiiito com o Linux, pq para encontrar a solução para um simples problema a gente sempre encontra soluções para outros.
Chega de conversa e vamos ao que interessa.

Primeiro vou usar o konsole para solucionar o problema depois ensino a solução gráfica.

Com certeza você ja deve ter em mãos o ESSID e a chave de acesso ao Access Point (roteador sem fio).
Caso nao tenha aconselho buscar em algum lugar.
E se mesmo assim nao conseguir encontrar a sugestão que dou é enviar-me um e-mail para que eu possa lhe ensinar a quebrar essa senha. Nada assustador, nao precisa ser um hacker, é bem mais simples que pensas... :-)

1 - Aperte Alt+F2 e na janela que irá abrir digite Konsole.


2 - Na tela do Konsole vire root (super usuario) com o comando su dê enter e digite a senha do root, essa senha originalmente do Educacional é qwe123, caso não possua posso ensinar a quebrar, mas somente por e-mail.

3 - Vamos abrir o arquivo que possui as configurações da rede sem fio e até mesmo cabeada, o arquivo fica dentro dentro da pasta /etc/network e seu nome é interfaces, portanto o caminho completo é /etc/network/interfaces. Abrimos esse arquivo com um editor de texto super simples chamado nano, portanto o comando para abrir o arquivo será nano /etc/network/interfaces e de enter.
O conteúdo desse arquivo deverá ser semelhante ao abaixo. Note que coloquei comentários ( depois do sinal #). Esse comentário nao tem necessidade de inserir no seu arquivo, é apenas para sua orientação.

Assim que terminar de escrever as configurações do arquivo você deverá apertar a tecla Ctrl + o para salvar, irá aparecer no rodapé do arquivo o nome e o local do arquivo que será salvo, se estiver /etc/network/interfaces está correto então é so dar enter e apertar Ctrl + x para sair. Nao feche o konsole!
Vamos testar a rede agora?
Você poderia reiniciar o seu computador, mas no Linux raramente a gente reinicia o computador - o inverso de um certo sistema operacional que adora ser reiniciado - aqui a gente vai apenas reiniciar a rede com o seguinte comando.
Só para relembrar você deverá estar como super usuario - root - para saber isso no final da linha de comando do konsole deverá ter um #

/etc/init.d/networking restart

Se tudo correu bem vc conseguirá pegar o endereço de IP e caso a internet esteja configurada ja terá acesso as páginas da web.

E se deu errado?

Bom, reveja sua configuração do arquivo se está 100% correta.
Veja se o ESSID e a chave WEP estão corretas.
Veja também se o Access Point (roteador sem fio) está corretamente configurado.
Veja também se o Access ta liberando o endereço de IP via dhcp (automaticamente) se nao tiver entao vc deverá configurar o endereçamento de IP na unha. Nesse caso o arquivo ficará mais ou menos assim, lembre que a faixade IP que usarei aqui - 192.168.0 - deverá ser modificada conforme sua realidade.

auto lo
iface lo inet loopback

iface wlan0 inet static

address 192.168.0.45
netmask 255.255.255.0
broadcast 192.168.0.255
gateway 192.168.0.255

wireless-essid proinfo
wireless-key s:qwe12

auto wlan0


8 comentários:

  1. Olá Joverany...
    se vc puder poderia mandar por email essa quebra de senha de root?Trabalho no NTE de Goianésia e não tenho mais seu email do grupo de laboratorio...se puder me enviar...o meu email: deisilane.sena@seduc.go.gov.br, coisinhaditgital@yahoo.com.br
    desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Joverany
    Sou do NTE Goiania do Municipio e se for possível me enviar por e-mail como quebrar essa senha, agradeço. segue meu e-mail: ntegynsudo.wolff@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Duas coisas que não sei fazer ainda:
    *ESSID e a chave de acesso ao Access Point.Como encontrar ou quebrar a senha?
    *Root como quebrar a senha?

    Altair NTE Santa Rosa RS.
    altairnelson@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. gente, apenas use o DVD de restauração... todos eles tem a mesma senha: qwe123. Ah uma coisa Joverany, me passa a configuração para o caso de usar a configuração wpa pode ser?

    O meu email é: msfsud27@live.com

    abraços Marcos Foganholi

    ResponderExcluir
  5. aq no blog tem a solução pra sua duvida..

    http://joverany.blogspot.com/2010/10/solucao-da-rede-dos-computadores-do.html

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Joverany!
    É possivel você me passar o seu e-mail, pois preciso lhe fazer umas perguntas,


    Att,
    Carlos Calisto
    carloscalisto@live.com

    ResponderExcluir
  7. Ola. Sou de Boa Vista, Roraima. Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt.
    Meu email liciniocavalcante@gmail.com

    Envie email para quebrar a senha! Grato

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    trabalho em uma sala e não tenho nenhuma destas senhas.....q vc citou e nem faço ideia de como conseguir será q vc pode me ensinar......cleia-mat@bol.com.br

    ResponderExcluir