Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

domingo, 27 de junho de 2010

Um pouco do Linux Educacional 3

O Linux Educacional 3 é uma remasterização do Kubuntu, então estaremos lidando verdadeiramente com o Ubuntu usando o ambiente gráfico KDE.
Desde meu primeiro momento com essa nova versão ja senti a diferença em relação ao 2. A estabilidade e praticidade do Ubuntu certamente foram fatores determinantes na escolha do proinfo em usar esta distribuição.
Embora seja uma derivação do Debian o ubuntu vem crescendo muito no mundo de usuários Linux, eu particularmente ja o uso há mais de 2 anos e sinceramente nao me vejo usando em minha casa outra distribuição que nao seja o ubuntu.
O Educacional 3 veio para resolver vários problemas existentes no 2, cito aqui apenas o exemplo do famoso "hd cheio" que exibe uma mensagem falando que nao foi possível gravar na pasta /tmp. Esse problema "virou moda". Embora seja de fácil solução sempre deixa uma ou outra maquina parada dentro de um laboratório, atrapalhando as atividades escolares e defamando o Linux.
Assim que migrei meus laboratórios pra nova versão, procurei instalar alguns complementos que até então nao consegui fazer funcionar a contento no 2, tais como o Amsn e Italc que são dois programas que facilitam muito o uso de um laboratório de informática (usar o Kopete para conectar no messenger ninguém merece.. :-)). O Italc é de longe a grande vedete nos laboratórios, pois da ao professor o poder de ter o laboratório em suas mãos, diminuindo a insegurança no uso dos computadores pedagogicamente.
Mas como no mundo Linux nem tudo foi paraíso, passei por grandes dificuldades, o Access Point limitava o uso do Italc, o antigo e bom kdesu konqueror do L.E. 2 era uma dificuldade a ser vencida, Edubar que no 2 era editável e no 3 nao era mais e sinceramente nao tava resolvendo.. :-(
Mas sem dúvida valeu a migração. Para evitar rejeição procurei um padrão de excelência e facilidade de uso na migração para o 3 fazendo com que os professores dinamizadores nao rejeitassem a nova versão e conseguissem efetivamente usar melhor o Laboratório de Informática.
Abaixo vou postar algumas dicas e idéias que uso em "meus" L.i.es, também vou apresentar soluções que encontrei para resolver os problemas do Educacional.

3 comentários:

  1. Olá onde consigo a imagem do linux educacional 3.0 para instalar em uma escola?

    Pode enviar a resposta para
    ricardojeronimocosta@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amigo, trabalho em um escola municipal de Ituiutaba - MG, recebemos o laboratório no final do ano passado e ele foi instalado esse ano e já está em funcionamento, mas eu como professora de informática estou apanhando desse sistema igual cão sem dono! rsss, Estava muito acostumada com o windows..
    Precisei fazer um recovery em um dos computadores e ele instalou direitinho, mas o flashplayer não funciona.. Tentei seguir seus passos na configuração do flashplayer, porém não deu certo, se puder me dê uma mãozinha, meu e-mail e msn é daniella_mgoncalves@msn.com . Aguardo seu auxílio, desde já agradeço.. abraço

    ResponderExcluir
  3. Como vc fez esse recovery???
    Usou o DVD da CCE???
    Se usou esse DVD ele ja tem o flash instalado...
    Para saber se vc tem o flash e qual versão se encontra..
    Abre o Firefox.. na barra de endereços digite about:plugins e veja como se encontra...
    Preciso de um pouco mais de informações para poder te ajudar...

    ResponderExcluir