Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Instalando a impressora Lexmar PRO901 no Linux Educacional 4

Como comentei em um outro post, ao imprimir sem acesso a internet o IP da impressora poderá ser 192.168.0.13 e toda a rede de computadores compartilha esta mesma faixa de IP, portanto tudo fucionará perfeitamente.
Mas assim que você realizar a configuração do acesso a web com um modem externo (realidade de quase todos os laboratórios) o IP da rede poderá receber uma nova faixa de endereçamento de IP, nos meus casos todos se encontram em 10.1.1.
Portanto a impressora irá parar de imprimir ja que a mesma se encontra em uma outra faixa de IP.
Existem duas soluções; Modificar a impressora para o novo IP ou instalar uma nova.
Neste post vou ensinar como fazer uma nova instalação, haja visto que os procedimentos pra modificar e instalar são parecidos.

Abra um navegador de internet e digite na barra de endereços 127.0.0.1:631 e dê enter.
Aguarde o Servidor CUPS ser carregado, clique na aba Maintenance e depois em Add Printer.


Na janela de autenticação que irá abrir digite nome de usuário e senha, IMPORTANTE o nome de usuário é root e a senha você deverá ter em maos.



Na janela seguinte selecione a ipção Protocolo de Impressão da Internet (http) e clique no botão seguinte.


Selecione o IP da sua impressora, IMPORTANTE estou usando como exemplo o IP 10.1.1.250, mas em seu caso procure adequar ao que se encontra em sua impressora, neste blog ensino como configurar e ate mesmo descobrir o IP da impressora.
Na caixa Connection digite lxnet://numero de IP e clique em continue.


Preencha os campos de acordo com sua necessidade, IMPORTANTE lembrar que no campo Name nao pode haver caracteres especiais e espaços.


Agora selecione o fabricante da impressora e clique em continue.

Agora selecione o módulo da impressora correspondente e clique em Add Printer



Na próxima tela defina as configurações da impressora conforme suas necessidades, tais como resolução, papel, tipo de papel, etc. Clique em Set Default Options.


Na tela seguinte imprima uma pagina de teste para ter certeza de que tudo funciona corretamente.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Configuração basica da impressora Lexmark PRO901 do pregão 71/2010

Para configurar a impressora Lexmark nos laboratórios do pregão 71/2010 na rede sem fio basta seguir os passos abaixo.

Observe na figura abaixo que o mostrador sem fio está em vermelho indicando que a impressora nao está conectada na rede.






Pressione o ícone no formato de uma "ferramenta" para abrir as configurações da impressora.


Pressione seta abaixo ate aparecer a opção configurar rede e selecione essa opção.


Agora procure e pressione a opção Rede sem fio.









Selecione a opção pesquisar redes para encontrar as redes sem fio disponíveis.


Selecione a rede encontrada conforme as configurações feitas no Access Point.


Digite a senha conforme as configurações feitas no Access Point e pressione OK.


Aguarde ate que a impressora conecte no Access Point e observe o mostrador frontal da impressora que a agora está verde indicando que a rede sem fio está ativa e conectada.



É IMPORTANTE lembrar que a impressora pegou um endereço de IP do Access Point via DHCP, porém o Linux Educacional 4 que está nos laboratórios Proinfo do pregão 71/2010 estão configurados para imprimirem numa impressora com IP 192.168.0.13, ou seja você terá que reconfigurar esse endereçamento colocando o IP correto para que haja impressão.

Ainda na opção configurar rede procure  e pressione a opção TCP/IP.






Note que a opção DHCP está ativa. Pressione essa opção, selecione a opção desativada e aceite a nova configuração.
A seguir clique no endereço de IP e troque pelo mencionado acima.



Pronto. A impressora estara imprimindo.
Devo lembrar que caso você tenha configurado o acesso a internet usando o Access Point como bridge, com certeza o IP de sua rede estará diferente de 192.168.0, portanto os computadores não irão mais imprimir. Nesse caso você deverá configurar a impressora com IP fixo conforme o IP do modem e configurar os computadores para imprimirem usando o novo endereço de IP.



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Configurando o acesso a internet para os usuarios aluno1, aluno2, etc. Em computadores do pregão 71/2010 com Linux Educacional 4

Quando você configura o acesso a internet na conta do professor e acessa como aluno1, aluno2, etc, tem uma surpresa - o acesso a internet nao funciona! 
Encontrei algumas soluções apontadas por vários colegas, porém achei inviáveis pois precisavam realizar mudanças que considero prejudiciais, tais como remover os usuários do freeze ou transformar os alunos em administradores. A solução que aponto no vídeo abaixo não modifica a segurança nos computadores e evita dissabores futuros.
Faço apenas uma ressalva, o ícone do NetworManager não ficará visível no painel de tarefas, porém o acesso a internet estará funcionando normalmente.


domingo, 8 de janeiro de 2012

Configurando o acesso a internet nos laboratórios Proinfo 71/2010

Em outro post ensinei a configurar o Modem com Access Point D-link DSL-2640B.
Agora vou ensinar a configurar  acesso a internet e a rede no mesmo laboratorio.

Primeiro vamos configurar o acesso a rede.

Dê um clique com o botão esquerdo em cima do ícone do Networkmanager no painel de tarefas escolha a rede que você quer configurar, no meu exemplo você deverá clicar em proinfo.



Na janela que irá abrir marque a opção conectar automaticamente, preencha os campos key type e key conforme as suas configurações de senha, na minha figura estou apenas mostrando um tipo de senha e criptografia simples.



Assim que der OK o Networkmanager irá procurar a rede e conectar, é importante lembrar que a senha deverá está sincronizada com o que foi feito no Access Point.

Para que o laboratório tenha acesso a internet

Lembre-se que se você nao possuir as configurações de autenticação junto a telefonica, você deverá configurar o Access Point como Bridge. Então analise o seguinte: O modem so aceita acesso a internet se tiver na sua faixa de IP (poderá ser 10.1.1.).  Seu laboratório está usando o IP 192.168.0. então na haverá acesso a internet. Caso o Access Point e o Modem da telefonica estiverem liberando IPs via dhcp diferentes, você poderá nao acessar internet, para que tudo dê certo deverá usar apenas o modem da telefonica para liberar IP.
Entao, para que tudo dê certo basta apenas desativar a função DHCP Server do Access Point DSL-2640B e conectar um cabo de rede do modem até o Access usando qualquer porta LAN.
Agora no servidor abra um navegador de internet digite na barra de endereços o IP do Access Point, talvez seja 192.168.0.1 digite nome de usuário e senha, vá ate a seção LAN, desative o DHCP Server, reinicie o modem e toda a rede dos computadores ou reinicie os computadores para ter acesso a internet.


Configurando o Modem com Access Point D-link DSL-2640B como Bridge

O Modem com Access Point D-link DSL-2640B como o próprio nome diz faz dois serviços importantes em um laboratorio de informática.
Mas o mais comum nos laboratórios é possuir um modem fornecido pela empresa de telefonia responsável pelo acesso a internet e a autenticação -nome de usuário e senha- com a operadora telefonica raramente os tecnicos de suporte possuem, portanto nao temos como configurar o DSL-2640B como modem, podemos apenas configurá-lo como access point e para funcionar corretamente a "seção" modem deverá funcionar como Bridge.
Mãos a obra entao.
Primeiramente conecte o DSL-2640B no servidor, usando um cabo de rede conectando uma das portas LAN do modem na placa de rede do servidor.
Lembre-se que o servidor vem configurado "de fábrica" com o IP 192.168.0.12, porém o modem usa 10.1.1.1.
É importante você ter logado como professor para fazer todos os trabalhos.
Entao o primeiro passo é mudar o IP do servidor. Para isso acesse o arquivo /etc/init.d/network/interfaces. Abra um konsole -Menu iniciar/sistema/Terminal konsole.
Vire root com o comando sudo su
digite a senha do professor
digite nano /etc/network/interfaces

procure pela palavra static e mude para dhcp.
pressione control+o e enter para salvar o arquivo e control+x para sair
agora reinicie a rede com o comando
/etc/init.d/networking force-reload







Agora abra o navegador de internet e na barra de endereços digite o IP do
modem 10.1.1.1 e dê enter, na janela de autenticação do modem o usuário é admin e a senha admin.




Na página do modem clique em Advanced Setup e depois no botão Edit

Na seção ATM Configuration observe o VPI e o VCI e veja se estão conforme as configurações de sua telefonica se nao tiver modifique e clique em Next.


Na tela seguinte marque a opção Bridging e confira o encapsulation mode e clique em next e finalize a configuração da seção WAN, é importante salvar as modificações e NAO CLIQUE EM SAVE REBOOT


Vamos configurar a seção LAN para que haja o acesso a rede.
Deixe configurado como a figura abaixo e clique em salvar, NAO CLIQUE EM SAVE REBOOT


Agora vamos configurar a "seção" Access Point para que as demais maquinas tenham acesso a rede.
Clique em Wireless e em Basic
Vou sugerir que você modifique o SSID da rede para proinfo, mas poderá uar outro caso queira. Clique em Save/Apply


Clique agora em security e configure como a figura abaixo, lembre-se que a senha, criptografia e o tipo de conexão que está na figura é apenas uma sugestão. Você pode modificar e deixar conforme suas vontades.






Clique em Save/Apply, agora você poderá dar um REBOOT no modem, vale lembrar aqui que a configuração da rede do servidor está em dhcp, modifique para static usando o mesmo arquivo mencionado acima /etc/network/interfaces.
e reinicie a rede do servidor.
Com esta configuração você tem todo o acesso a rede, mas a internet poderá nao funcionar e a solução para isso está em outra postagem.