Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Fixando o endereço de IP ao MAC-Address da placa de rede, usando o Roteador Access Point D-Link Di-524

Caso queira poderá ver o vídeo sobre esse post.





Em um laboratório pode ser interessante amarrar o endereço de IP de um determinado computador ao seu MAC-Address. Com isso o aquela maquina nao receberá outro IP e portanto alguns problemas serão evitados, tais como impressora obtendo endereço DHCP, consequentemente desconfigurando e nao imprimindo ate que o problema seja corrigido, o ITALC necessita de endereço de IP fixo para funcionar, etc.

Entao explicarei aqui como fixar o endereço de IP ao MAC-Address da placa de rede usando o RoteadorAccess Point D-Link DI-524, acredito que fazendo assim é bem mais rápido e prático, pois nao necessita ir em PC por PC configurando isso manualmente, sem mencionar que com essa técnica pode ser bloqueado um determinado MAC-Address, um exemplo disso é o "vizinho" da escola que pode estar usando o sinal da internet sem a devida autorização, usar filtros de conteudo para um certo IP, etc.

Acesse seu Access Point atraves do navegador digitando na barra de endereços 192.168.0.1, irá aparecer uma janela de autenticação, digite o nome de usuário admin e sua respectiva senha.


Assim que acessar a página ínicial do access no lado esquerdo clique em DHCP.

Note na figura acima que destaquei três seções. A primeira onde tem os endereços de IP 192.168.0.132 e 192.168.0.186 ja estão fixados ao MAC-Address da placa de rede, ou seja para esses dois computadores o IP ja está fixo, nao receberão outro diferente. O segundo destaque refere-se ao endereço 192.168.0.183, este usaremos para aprender este exercício e a terceira seção, logo acima, está o local onde "realmente" fixaremos os IPs.

A primeira coisa a se fazer é definir o IP ou MAC-Address a ser fixado.

Para isso seguiremos alguns passos fielmente.


- Selecione o IP clicando no menu DHCP Client e clique no botão "Clone". Note que ao clicar no menu DHCP Client irá aparecer somente os MAC-Address e IPs que ainda nao foram fixados.


- Ao Clicar no botão "Clone" Note que todos os campos "Name", "IP Address" e "MAC-Address" serão preenchidos automaticamente.


- Selecione a opção "Enabled", se esta opção nao estiver marcada o IP nao será válido e o computador ficará sem rede, assim que marcar a opção enabled clique no botão "Apply".


Pronto, faça o mesmo com todos os computadores que você quer fixar o endereço de IP.

3 comentários:

  1. Cara, trabalho nos laboratorios de Garanhuns/PE e preciso de uma força sua. Me manda um email ou me add no msn ronaldotoresin@hotmail.com

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Qual é o seu e-mail? Sou dinamizador de um colégio municipal na cidade de Jaupaci - GO; e preciso muito de sua ajuda. Me adiciona aí: ernanefsantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Pra invadir essa rede o invasor teria que clonar o IP e o MAC ?
    Teria Como clonar IP? rps.crato@hotmail.com

    ResponderExcluir