quarta-feira, 30 de março de 2011
Fixando o endereço de IP ao MAC-Address da placa de rede, usando o Roteador Access Point D-Link Di-524
Em um laboratório pode ser interessante amarrar o endereço de IP de um determinado computador ao seu MAC-Address. Com isso o aquela maquina nao receberá outro IP e portanto alguns problemas serão evitados, tais como impressora obtendo endereço DHCP, consequentemente desconfigurando e nao imprimindo ate que o problema seja corrigido, o ITALC necessita de endereço de IP fixo para funcionar, etc.
Entao explicarei aqui como fixar o endereço de IP ao MAC-Address da placa de rede usando o RoteadorAccess Point D-Link DI-524, acredito que fazendo assim é bem mais rápido e prático, pois nao necessita ir em PC por PC configurando isso manualmente, sem mencionar que com essa técnica pode ser bloqueado um determinado MAC-Address, um exemplo disso é o "vizinho" da escola que pode estar usando o sinal da internet sem a devida autorização, usar filtros de conteudo para um certo IP, etc.
Acesse seu Access Point atraves do navegador digitando na barra de endereços 192.168.0.1, irá aparecer uma janela de autenticação, digite o nome de usuário admin e sua respectiva senha.
Assim que acessar a página ínicial do access no lado esquerdo clique em DHCP.
Note na figura acima que destaquei três seções. A primeira onde tem os endereços de IP 192.168.0.132 e 192.168.0.186 ja estão fixados ao MAC-Address da placa de rede, ou seja para esses dois computadores o IP ja está fixo, nao receberão outro diferente. O segundo destaque refere-se ao endereço 192.168.0.183, este usaremos para aprender este exercício e a terceira seção, logo acima, está o local onde "realmente" fixaremos os IPs.
A primeira coisa a se fazer é definir o IP ou MAC-Address a ser fixado.
Para isso seguiremos alguns passos fielmente.
- Selecione o IP clicando no menu DHCP Client e clique no botão "Clone". Note que ao clicar no menu DHCP Client irá aparecer somente os MAC-Address e IPs que ainda nao foram fixados.
- Ao Clicar no botão "Clone" Note que todos os campos "Name", "IP Address" e "MAC-Address" serão preenchidos automaticamente.
- Selecione a opção "Enabled", se esta opção nao estiver marcada o IP nao será válido e o computador ficará sem rede, assim que marcar a opção enabled clique no botão "Apply".
Pronto, faça o mesmo com todos os computadores que você quer fixar o endereço de IP.
sexta-feira, 11 de março de 2011
Grub error 17 "uma solução"
Muitas vezes o técnico se vê diante desse problema na hora do boot.
Grub Loading 1.5
Grub loading, please wait...
Error 17
É um erro causado por uma série de fatores, citarei alguns:
- Troca do cabo sata ou ide de um HD;
- Mudanças na configuração do HD no Setup;
- Instalação de Sistemas Operacionais em duall boot (Linux e windows);
- Problemas na partição onde se encontra o sistema Linux;
- Danos na consistencia dos dados do HD na partição onde se encontra o sistema (/) do Linux.
O primeiro problema é de fácil solução, basta colocar o cabo sata na porta correta e pronto.
O segundo é só reconfigurar a seção do HD no Setup, pode ser trocano o LBA por auto, mudando IDE para SATA ou vice-versa etc. Por isso é importante memorizar ou anotar as modificações feitas no Setup, até mesmo os melhores técnicos erram e precisam consertar um erro, dai esquecer o que foi feito vai complicar a situação.
As outras opções são mais complexas, apesar que um usuário Linux "tarimbado" irá achar simples demais, mas para um usuário comum pode ser complicado. Darei a solução levando em consideração um usuário comum.
A primeira coisa a azer é dar boot com um Live-CD do Linux, uso o RescueCD que pode ser baixado no link http://www.sysresccd.org/Download aconselho ao técnico baixar e estudar esse live-CD, ja me socorreu inúmeras vezes. Caso não possua esse CD use um outro qualquer, o do Linux Educacional 3.0 funciona muito bem.
Assim que der o boot e carregar o sistema, abra um konsole vire root, pode ser com o comando:
sudo su
ou su
Agora que virou root digite:
fdisk -l
o retorno deverá ser semelhante ao abaixo.
O que mais importa aqui é a linha onde tem o asterisco. Ela indica o local onde está o grub e onde tá o sistema onde onde estão os arquivos necessários para o grub funcionar. Note que é uma partição onde o sistema instalado é Linux.
Note que no meu caso encontramos o grub no /dev/sda1
Como estamos lidando com um problema nos dados do HD daremos o seguinte comando:
fsck.ext3 /dev/sda1 -y
Assim que terminar é bom repetir o comando com as outras partições Linux, so para ter certeza, Caso tenha um dual boot não use esse comando com partições windows.
Assim que terminar dê um reboot ou reinicie o computador.
Normalmente o grub carrega, mas pode acontecer de encontrar outras inconsistências no HD,
caso aconteça isso clique aqui para resolver.
Removendo pendrive e outros dispositivos travados no Linux "mensagem O Dispositivo está Ocupado"
Você observa seu desktop e não vê nenhum programa aberto, então o que há de errado?
Existe um programa travado ou em segundo plano usando o dispositivo pendrive ou CD/DVD, a solução então é "matar" o programa travado.
Observe que na janela de aviso existe o nome do programa e seu PID.
Na figura abaixo podemos identificar o PID e o programa.
PID = 7360
Programa = vlc
Anote um dos dois, aconselho anotar o PID.
Pressione Control+Esc irá abrir o gerenciador de tarefas do Linux, se não abrir o gerenciador faça isso no konsole, como ensinarei logo abaixo.
Na janela do Gerenciador procure pelo PID do programa, selecione-o com um clique do mouse e pressione o botão "matar".
Irá abrir uma janela de confirmação para o programa ou PID em questão, clique no botão "matar", agora você pode remover o dispositivo com segurança.
Fazendo o mesmo no konsole:
Depois de identificar o PID ou o nome do programa.
Abra um konsole, vire root com o comando:
su (de enter)
digite a senha do root
Agora dê o comando:
killall vlc
Pronto, ja pode remover o pendrive ou CD/DVD.