Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Restaurando o Desktop automaticamente no boot, semelhante a um freeze no Linux.

Sempre que chego aos laboratórios encontro problemas no KDE, configurações perdidas, ícones desaparecidos, etc, sendo que muitas vezes perco horas ate encontrar a solução. Para resolver este problema criei uma solução bastante funcional e prática.

Com essa solução o sistema automaticamente irá restaurar as configurações do KDE durante o boot, portanto os usuários poderão “fazer o que quiserem” no uso do Educacional, assim que reinicia ou r
eliga o computador tudo estará novamente como foi configurado. Lembra o Freeze, mas aqui somente as configurações são refeitas, arquivos e pastas criadas são preservadas.

Vamos aos passos:

Primeiramente você deverá pegar um computador "zerado" configurar um home de um usuário qualquer e este servirá de modelo padrão. Abaixo está um screenshot como exemplo de configuração.

Faço outras configurações que não estão visíveis na imagem, tais como acelerar a velocidade do firefox - http://forum.clubedohardware.com.br/turbine-seu-browser/177926?s=ded144f4036ad8363dcebc5624e42057& - Definir como padrão de salvamento os documentos do BrOffice para .doc .xls .ppt etc.

Após fazer as configurações que servirão de padrão. Crie dentro da pasta /home uma pasta onde ficará armazenada os arquivos do /home que você padronizou. Para isso abra um gerenciador de arquivos como superusuário - Iniciar/Sistema/Gerenciador de arquivos como superusuario - e crie as pastas. É necessário criar uma subpasta como está na figura abaixo. Note na barra de endereços a sequencia de criação das pastas.

Ou faça via konsole digitando como o root o seguinte:


mkdir -p /home/homes/padrao

Na janela de superusuário vá pro o /home que você configurou e copie todos os arquivos, inclusive os arquivos ocultos para a pasta /home/homes/padrao. Caso no momento da cópia aparecer uma mensagem falando que não foi possível copiar algum arquivo ou link simbólico, é só mandar ignorar.

Pronto agora com as configurações salvas vamos para a configuração do sistema.


Com a mesma janela que você usou para copiar os arquivos procure pelo arquivo /etc/init.d/bootmisc.sh e abra esse arquivo. Toda vez que o sistema é carregado ele faz uma leitura deste e o usuário pode inserir comandos para serem lidos no boot, gosto de colocar comandos de rede, regras de iptables e outros, assim evita a necessidade de se reconfigurar o sistema toda vez que é iniciado.

Ou faça via konsole como root use o comando:


nano /etc/init.d/bootmisc.sh


No final do arquivo, no final mesmo! abaixo dos dois pontos, insira os seguintes comandos:


cp -rf /home/homes/padrao/.* /home/aluno/

cp -rf /home/homes/padrao/* /home/aluno/


chmod -R 777 /home/aluno/

chown -R aluno.aluno /home/aluno/


Os dois primeiros comandos farão uma cópia dos arquivos da pasta /home/homes/padrao para a pasta do aluno. Assim as configurações são restauradas “automaticamente”.


É bom lembrar que os dois últimos comandos ficam a critério do técnico configurador o primeiro da permissão total para outros usuários, normalmente uso esse comando devido ao fato de que os professores necessitam ler todos os documentos dos alunos. E o chown é devido ao fato que os arquivos que estão na pasta /home/homes/padrao pertencem ao root e portanto o aluno não tem poder de gravação sobre eles, o que deixa todo o trabalho não funcional, inclusive dando erro no momento de login caso o aluno não possa administrar sua própria pasta.


Teste agora fazendo uma modificação no home do aluno e reinicie o computador. Com certeza o boot ficará mais lento, uma perda de algo em torno de 20 segundos, o que acaba sendo um ganho se levarmos em conta que o ambiente gráfico estará sempre configurado.


5 comentários:

  1. Interessante, irei testar no multiterminal e para isso pela lógica devo alterar o aluno para aluno1 aluno2 e aluno3 certo?
    Vou testar desse jeito.

    Abraços.
    Wolff - NTE Goiania Sudoeste

    ResponderExcluir
  2. tem que modificar sim...
    A pasta de origem /home/homes/padrao pode ser a mesma.
    Mas as entradas no final do arquivo /etc/init.d/bootmisc.sh tem que ser modificadas conforme o laboratorio.

    ResponderExcluir
  3. Pelo teste que fiz aqui a máquina do pregão 83/2008 ficou muito lenta. Se vc puder ajudar agradeço muito.
    Agora temos um problema é no firefox dos multiterminais, ele fica muito lento e travando, vc tem uma solução para isso?

    ResponderExcluir
  4. Tem um "macete" pra deixar mais rápido..
    Algumas pastas vc nao precisa copiar toda vez q é dado o boot...
    Vc vai na pasta /home/homes/padrao e remove o seguinte:
    /home/homes/padrao/.mozilla
    /home/homes/padrao/.wine
    /home/homes/padrao/.broffice.org/3/uno_packages
    Se vc remover essas 3 pastas... vai economizar mais de 300 megas no momento da cópia dos arquivos do boot. Isso da uma melhorada no boot... se vc tiver usando um /home que ja foi muito usado provavelmente terá muitos arquivos temporarios, principalmente cache de internet... entao isso pesa no momento do boot... a idéia é usar um /home bem enxuto...
    Sobre o firefox. Fica lento mesmo... principalmente se vc tiver usando uma página aberta com animações em flash.. um exemplo é a página do mec.
    Experimente trocar a pagina inicial por uma mais leve.

    ResponderExcluir
  5. Realmente esse macete funcionou. Obrigado.

    ResponderExcluir