Você pode instalar usando um programa em Menu Iniciar/Sistema/Gerenciar Impressao.
Mas a experiência me ensinou a ir diretamente no servidor de impressão CUPS. Apesar de ser em inglês, é bem simples e funcional, então pode ser usado sem problemas.
Abra um navegador de internet, no exemplo usei o Mozilla Firefox.
Digite na barra de endereços o seguinte:
http://127.0.0.1:631 e dê enter, observe que entre o numero um e o 631 usei dois pontos e nao ponto e vírgula, irá abria janela abaixo.

Clique em Add Printer, ficará como na janela abaixo.

Clique em Continue, ficará como a janela abaixo.

A dica que estou passando vale para impressora que esteja conectada no Access Point D-link DI524 através de um cabo de rede (ethernet).
É importante que você saiba qual o endereço de IP da mesma, para isso pode ser impressa uma pagina de teste, pressionando o botão de menu da impressora por aproximadamente 8 segundos, assim a mesma imprimirá suas configurações, inclusive o endereço de IP, que normalmente é 192.168.0.3
Caso não seja possível imprimir pode ser usado o nmap para "varrer" a rede em busca de portas abertas, e encontrar o IP da impressora. A porta da impressora normalmente é a 9100.
Então instale o nmap.
Abra o konsole e como root digite o seguinte:
nmap -sU -p 9100 192.168.0.2-254
Aguarde algum tempo e o nmap retornará para você o nome da impressora e seu IP.
Vale lembrar que meu IP é 192.168.0.XXX e você deverá adequar a sua realidade.
Agora que você possui o endereço da impressora, na seção Device escolheremos a opção Internet Printing Protocol (http) e clique em Continue.

Irá abrir a janela abaixo, onde você irá digitar o endereço de IP da impressora.

É importante lembrar que aqui será usado o IP da impressora e não pode ser diferente, tem que preencher o campo religiosamente como está acima.
Clique em continue e será aberto a próxima janela.

Embora muitos técnicos usem PPD de impressora, sempre usei o mesmo módulo para todas as impressoras a laser e até o presente momento não conheci nenhuma que não funcionasse com o modulo que vou lhes passar.
Use HP Laserjet 4 footmatic/ljet 4 (en)
Como disse muitos usam os PPDs das respectivas impressoras e sempre vejo uma ou outra impressora "capada" em várias opções e funcionamento, inclusive com alto consumo de toner.
Este módulo acima além de funcionar "redondinho", ainda permite que você tenha uma maior opção de papéis e pode economizar toner.
Então na seção Make escolha HP e clique em Add Printer. Vamos para a janela seguinte.

Talvez seja difícil de encontrar o modulo HP Laserjet Foomatic/ljet4 (en), mas tenha paciência e procure com carinho, tem que ser idêntico, existem vários parecidos e nenhum funciona tão bem quanto o citado acima.
Assim que encontra, selecione e clique em Add Printer, irá aparecer uma janela de autenticação, o nome de usuário é root e a senha do mesmo deve ser qwe123.

Assim que der OK vamos para a janela seguinte.

Ao configurar sua impressora clique em Set Printer Options.

Para descarrego de consciência imprima uma pagina de teste clicando em Print Test Page.
Lembre-se de ter configurado corretamente o papel para não ter problemas na impressão. Caso você mande imprimir e a luz da impressora ficar piscando é porque o papel não está corretamente configurado, mas você pode imprimir do mesmo jeito, basta dar um toque no botão de menu da impressora, assim ela para de piscar e imprime normalmente.
Caro colega, a impressora que tenho (uma sansung 2850) tem um ip automático que muda a cada reinicialização. è possível criar um ip fixo para essa impressora?
ResponderExcluirsim...
ResponderExcluiraq no blog tem a solucao para seu problema...
Observe que neste post mostro várias configurações da Impressora em questao... Inclusive a forma de fixar so seu endereço de IP...
http://joverany.blogspot.com.br/2011/01/um-passeio-pelas-configuracoes-basicas.html
olá amigo, estou com dificuldades para instalar a impressora epson fx2190...linux 2.0...tem alguma dica?
ResponderExcluir