Esse blog visa ajudar meus colegas técnicos a solucionarem problemas encontrados nos laboratórios Proinfo-MEC.

domingo, 27 de junho de 2010

Configurando a rede sem fio - wireless - em ambiente grafico

Antes de apontar a solução abaixo lembro aos colegas que nao posso garantir aqui que funcionará 100%. Já encontrei casos em que a configurei tudo e a rede nao funcionou. A ferramenta gráfica irá escrever dentro do arquivo /etc/network/interfaces as configurações que você faria manualmente no konsole.

Abre o centro de controle, Menu Iniciar/Sistema/Centro de controle.

Na Janela do Centro de controle procure por Internet e Rede, ao clicar nessa opção irá abrir um menu, escolha Configurações de Rede, note que do lado direito irá aparecer as configurações da rede em letras claras, ou seja indisponível, para que se possa fazer as modificações clique embaixo no botão modo adminstrador, na janela de login ponha a senha do professor, caso o professor não faça parte do grupo de adminstradores, lascou!!!! Nao dará certo!!! Tem que inserí-lo neste grupo, mas normalmente quando é feita uma instalação correta e limpa do Linux Educacional 3 o professor seguramente estará no grupo de administradores. Agora vc irá clicar duas vezes na palavra Wlan0 e irá aparecer uma janela onde você irá configurar a rede. O importante aqui é colocar para iniciar automaticamente no boot, assim evita que toda vez que a maquina for desligada a configuração da rede seja perdida.

Configurando a Rede Sem fio ou rede wireless

Em minha curta vida como Linux ja descobri que as ferramentas gráficas evoluíram muito, podemos resolver muitos problemas com elas, mas quando a coisa complica o que resolve é o konsole. A temível, famigerada e odiada tela preta do Linux ainda é a grande ferramenta dos técnicos. Eu sempre falo para meus colegas técnicos o seguinte - Para o usuário final quanto mais ferramentas gráficas e quanto mais fácil for o sistema melhor, mas nós técnicos temos que realmente resolver os problemas e se ninguém chamar o técnico é sinal que ele realmente fez seu trabalho bem feito - Sei que é uma frase chata e talvez até ofenda alguém, mas a grande verdade é essa. O técnico é um especialista um usuário que está acima dos usuários comuns. Então pressupõe que este possua um bom conhecimento e com todo esse conhecimento o mesmo nao deveria ficar com medo do konsole, de repente o cara nao conhece a tela preta então aconselho encarar como um desafio e a cada dia sentir o sabor de vencer uma nova batalha.
Apaixonei pelo Linux por esse motivo, pelo desafio. A cada dia sinto uma nova vitória e o mais interessante é que aprendi muiiiiiiito com o Linux, pq para encontrar a solução para um simples problema a gente sempre encontra soluções para outros.
Chega de conversa e vamos ao que interessa.

Primeiro vou usar o konsole para solucionar o problema depois ensino a solução gráfica.

Com certeza você ja deve ter em mãos o ESSID e a chave de acesso ao Access Point (roteador sem fio).
Caso nao tenha aconselho buscar em algum lugar.
E se mesmo assim nao conseguir encontrar a sugestão que dou é enviar-me um e-mail para que eu possa lhe ensinar a quebrar essa senha. Nada assustador, nao precisa ser um hacker, é bem mais simples que pensas... :-)

1 - Aperte Alt+F2 e na janela que irá abrir digite Konsole.


2 - Na tela do Konsole vire root (super usuario) com o comando su dê enter e digite a senha do root, essa senha originalmente do Educacional é qwe123, caso não possua posso ensinar a quebrar, mas somente por e-mail.

3 - Vamos abrir o arquivo que possui as configurações da rede sem fio e até mesmo cabeada, o arquivo fica dentro dentro da pasta /etc/network e seu nome é interfaces, portanto o caminho completo é /etc/network/interfaces. Abrimos esse arquivo com um editor de texto super simples chamado nano, portanto o comando para abrir o arquivo será nano /etc/network/interfaces e de enter.
O conteúdo desse arquivo deverá ser semelhante ao abaixo. Note que coloquei comentários ( depois do sinal #). Esse comentário nao tem necessidade de inserir no seu arquivo, é apenas para sua orientação.

Assim que terminar de escrever as configurações do arquivo você deverá apertar a tecla Ctrl + o para salvar, irá aparecer no rodapé do arquivo o nome e o local do arquivo que será salvo, se estiver /etc/network/interfaces está correto então é so dar enter e apertar Ctrl + x para sair. Nao feche o konsole!
Vamos testar a rede agora?
Você poderia reiniciar o seu computador, mas no Linux raramente a gente reinicia o computador - o inverso de um certo sistema operacional que adora ser reiniciado - aqui a gente vai apenas reiniciar a rede com o seguinte comando.
Só para relembrar você deverá estar como super usuario - root - para saber isso no final da linha de comando do konsole deverá ter um #

/etc/init.d/networking restart

Se tudo correu bem vc conseguirá pegar o endereço de IP e caso a internet esteja configurada ja terá acesso as páginas da web.

E se deu errado?

Bom, reveja sua configuração do arquivo se está 100% correta.
Veja se o ESSID e a chave WEP estão corretas.
Veja também se o Access Point (roteador sem fio) está corretamente configurado.
Veja também se o Access ta liberando o endereço de IP via dhcp (automaticamente) se nao tiver entao vc deverá configurar o endereçamento de IP na unha. Nesse caso o arquivo ficará mais ou menos assim, lembre que a faixade IP que usarei aqui - 192.168.0 - deverá ser modificada conforme sua realidade.

auto lo
iface lo inet loopback

iface wlan0 inet static

address 192.168.0.45
netmask 255.255.255.0
broadcast 192.168.0.255
gateway 192.168.0.255

wireless-essid proinfo
wireless-key s:qwe12

auto wlan0


Um pouco do Linux Educacional 3

O Linux Educacional 3 é uma remasterização do Kubuntu, então estaremos lidando verdadeiramente com o Ubuntu usando o ambiente gráfico KDE.
Desde meu primeiro momento com essa nova versão ja senti a diferença em relação ao 2. A estabilidade e praticidade do Ubuntu certamente foram fatores determinantes na escolha do proinfo em usar esta distribuição.
Embora seja uma derivação do Debian o ubuntu vem crescendo muito no mundo de usuários Linux, eu particularmente ja o uso há mais de 2 anos e sinceramente nao me vejo usando em minha casa outra distribuição que nao seja o ubuntu.
O Educacional 3 veio para resolver vários problemas existentes no 2, cito aqui apenas o exemplo do famoso "hd cheio" que exibe uma mensagem falando que nao foi possível gravar na pasta /tmp. Esse problema "virou moda". Embora seja de fácil solução sempre deixa uma ou outra maquina parada dentro de um laboratório, atrapalhando as atividades escolares e defamando o Linux.
Assim que migrei meus laboratórios pra nova versão, procurei instalar alguns complementos que até então nao consegui fazer funcionar a contento no 2, tais como o Amsn e Italc que são dois programas que facilitam muito o uso de um laboratório de informática (usar o Kopete para conectar no messenger ninguém merece.. :-)). O Italc é de longe a grande vedete nos laboratórios, pois da ao professor o poder de ter o laboratório em suas mãos, diminuindo a insegurança no uso dos computadores pedagogicamente.
Mas como no mundo Linux nem tudo foi paraíso, passei por grandes dificuldades, o Access Point limitava o uso do Italc, o antigo e bom kdesu konqueror do L.E. 2 era uma dificuldade a ser vencida, Edubar que no 2 era editável e no 3 nao era mais e sinceramente nao tava resolvendo.. :-(
Mas sem dúvida valeu a migração. Para evitar rejeição procurei um padrão de excelência e facilidade de uso na migração para o 3 fazendo com que os professores dinamizadores nao rejeitassem a nova versão e conseguissem efetivamente usar melhor o Laboratório de Informática.
Abaixo vou postar algumas dicas e idéias que uso em "meus" L.i.es, também vou apresentar soluções que encontrei para resolver os problemas do Educacional.