Veja um vídeo sobre esse post.
Falaremos aqui sobre algumas configurações essenciais na impressora Samsung ML-2851 ND. Quero lembrar que nesta postagem lidaremos direto com a impressora, ou seja, faremos configurações no software que controla a própria impressora.
Abra um navegador de internet, exemplo Mozilla Firefox.
Na barra de endereços digite http://192.168.0.3 e dê enter.
Obs.: Esse endereço 192.168.0.3 é padrão dessa impressora conforme determinação do MEC-Proinfo, porém alguém poderá ter modificado para outro numero, se você tiver esse azar, poderá imprimir uma pagina relatório na própria impressora, pressionando o seu botão menu – formato de um triangulo – segure por alguns segundos e quando a luz verde começar a piscar solte o botão e dê uma leve pressionada novamente.
Mas se não quiser imprimir poderá usar uma técnica mais profissional, usando o nmap.
No konsole como root digite o seguinte:
nmap –sU –p 9100 192.168.0.2-254
Aguarde um tempo e o nmap irá te mostrar um relatório de todos os equipamentos que possuem a porta 9100 em uso e um deles será a impressora, juntamente com esse relatório você verá o IP da impressora.
A primeira opção que modificaremos é o idioma, aconselho passar para o português.

Agora vamos dar uma olhada na guia Definições da maquina.
Aqui a seção comentada é o Esquema, observe no painel da direita a opção de impressão em frente e verso, e outras mais.

Qualquer modificação que você fizer deverá clicar no botão aplicar, imediatamente irá aparecer uma janela de autenticação pedindo nome de usuário e senha.
Nome de usuário: admin
Senha: pro8308

Na seção Gráficos poderá modificar o consumo de toner algo importante, pois as escolas contam com recursos limitados.

Na Guia Definições da rede, poderemos verificar o IP e caso seja necessário modificá-lo. Lembro aqui que caso você modifique o IP, ao clicar no Aplicar, digitar nome de usuário e senha o endereço da impressora será modificado, portanto deixará de responder por essa janela, sendo necessário ir na barra de endereços do navegador e digitar o novo endereço para podermos continuar com nossos estudos.
Também será necessário “reconfigurar” o endereço de IP da impressora em todos os computadores do Laboratório para que os mesmos possam imprimir novamente.
Obs.: Na opção Método de atribuição de endereço IP, Jamais coloque DHCP, se fizer isso você com certeza vai ter dificuldades para encontrar a
impressora na rede e sem falar que as maquinas poderão não imprimir, pois o ender
eço de IP poderá ser alterado constantemente.
Na Guia Informações, observe a seção Estado dos consumíveis. É importante ensinar o professor dinamizador do laboratório a verificar sempre essa opção para que o mesmo possa acompanhar o consumo do toner e na seção Facturação/Contadores para verificar a quantidade de cópias impressas.
São várias as opções existentes no software da impressora, as que passei acima são as mais usadas, o que não impede ninguém de fazer um bom estudo sobre as demais opções.